Niterói (RJ) terá 'Praça da Bicicleta' em local histórico restaurado

Restauro do Castelinho do Gragoatá começa na sexta (22), diz Prefeitura. Projeto prevê acesso à nova praça, um espaço pensado para ser referência à mobilidade ativa

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Niterói  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de março de 2024

Espaços à bicicleta, no projeto do Castelinho do G

Espaços à bicicleta, no projeto do Castelinho do Gragoatá

créditos: Divulgação

As obras de restauro do Castelinho do Gragoatá, prédio tombado pelo Patrimônio Cultural de Niterói, localizado na área central da cidade fluminense, terão início no próximo dia 22, anuncia a Prefeitura. Para os ciclistas, a boa nova é que o projeto de recuperação prevê um novo anexo para abrigar a sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, órgão responsável pelas políticas cicloviárias na cidade.

 

E mais: na praça em frente ao Castelinho, local que já passou por reforma, será implantada a “Praça da Bicicleta”, ponto de referência para as atividades voltadas à mobilidade sustentável no município. O investimento no restauro é de R$ 3 milhões e a obra tem previsão de durar nove meses.

 

Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, destaca a importância da preservação do patrimônio, juntamente com o estabelecimento de um local referencial à cultura da bicicleta na cidade: “Do ponto de vista da preservação do patrimônio, recuperar o Castelinho do Gragoatá [...] é por si só uma conquista a ser amplamente comemorada. Ainda mais quando levamos em consideração as políticas públicas relacionadas à retomada e valorização dos espaços públicos e da vida urbana das quais integra", destacou.

 

O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937 e tombado em 1993. Seguiu como propriedade particular até 2022, quando foi desapropriado pela prefeitura com a finalidade de preservar o edifício, fazendo parte dos esforços de revitalização desta área da cidade. 

 

Acesso à Praça da Bicicleta

Além do restauro de todo o prédio histórico do Castelinho, será construído no local um novo anexo, reduzindo o tamanho do que existe atualmente, de forma a destacar ainda mais o edifício. As portas e janelas serão restauradas e, em alguns casos, reconstruídas. A fachada e a cobertura foram completamente reformadas. 

 

O projeto prevê acessibilidade universal, com um novo acesso pela Praça da Bicicleta que terá rampas para acesso adequado de todos. A construção será modernizada com instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, sem interferência nas características arquitetônicas.

 

Segundo a Prefeitura, a ideia é que o uso do edifício histórico transborde para o espaço público e que se torne um ponto de referência para ações de promoção da cultura da bicicleta, saída de pedaladas, encontros, reuniões e eventos. A Praça da Bicicleta, localizada na esquina das ruas Coronel Tamarindo e Passo da Pátria, foi pensada para ser um espaço destinado aos ciclistas, e para isso contará com áreas de convivência, estacionamento de bicicletas e equipamentos para manutenção e reparo de bikes.

 

Leia também:
Niterói: novos contadores de ciclistas e bikes públicas gratuitas
Guia mostra como a bicicleta pode apoiar aprendizagem na escola
MPF pede demolição da ciclovia Tim Maia
Vem aí o 1º Passeio de Bikes Elétricas em Niterói (RJ)


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

 

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário