Iniciado em 2015, BRT de Goiânia ainda não foi entregue

Obra tinha prazo de entrega adiado para final de fevereiro, mas deve ficar para maio. Ainda faltam sete estações para a conclusão. E Cuiabá finalmente iniciou seu BRT

Notícias
 

Fonte: Prefeituras de Goiânia e de Cuiabá  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de março de 2024

Estação do BRT de Goiânia: quase pronta para opera

Estação do BRT de Goiânia: quase pronta para operação

créditos: RMTC

O contrato entre a Prefeitura de Goiânia e o Consórcio BRT Goiânia, responsável pela construção do corredor exclusivo de transporte coletivo BRT Norte-Sul, recebeu mais um aditivo no final de janeiro e teve ampliado o prazo até 31 maio deste ano, quando se completam nove anos do início da obra e uma década desde a licitação. Ao todo, o BRT já soma um custo de cerca de R$ 260 milhões.


Conforme a Prefeitura, das 31 estações que compõem o BRT Norte-Sul, 24 já haviam sido entregues em janeiro, estimando-se que todas as demais sete estações fiquem prontas até o final de março. Dentre as estações restantes, a Prefeitura informou que apenas as localizadas na avenida Goiás dependem de pequenas intervenções para que sejam entregues.


A operação do sistema de transporte coletivo no corredor exclusivo deve ser iniciada em junho ou julho, já que ainda é preciso que as empresas concessionárias façam as adequações nas plataformas para o uso do BRT, com as catracas, sistemas de bilhetagem e equipamentos mobiliários, instalações que demandam de120 a 145 dias após o recebimento dos espaços.


O Sistema Metropolitano BRT terá 67 ônibus elétricos e até julho deste ano está prevista a chegada de seis ônibus elétricos super padron, de 15 metros de extensão, para serem usados exclusivamente no corredor. No início de março, o prefeito Rogério Cruz apresentou o ônibus elétrico piloto produzido pela montadora Eletra para operação em Goiânia. Além disso, está prevista a implantação de portas automáticas nas 31 estações do BRT, etapa que será executada pelo próprio sistema metropolitano. O BRT Norte-Sul funcionará integrado ao Eixo Anhanguera, corredor pioneiro de ônibus implantado em Goiânia nos anos 1970.


Cuiabá inicia seu BRT
Após a retirada dos trilhos do sistema de VLT, o governo de Mato Grosso iniiciou a construção do BRT que ligará a capital à vizinha Várzea Grande, onde está localizado o aeroporto internacional. O sistema de transporte havia sido planejado em 2010, mirando a Copa do Mundo de 2014, mas a polêmica entre lideranças políticas locais emperrou os trabalhos.


Em fevereiro de 2024, o governo estadual anunciou a conclusão dos primeiros 100 metros (sic) da pista de concreto do BRT em Cuiabá na avenida do CPA. Conforme a Secretaria de Comunicação de Mato Grosso, o primeiro trecho compreende dois quilômetros e liga os bairros Morada da Serra e Morada do Ouro, com obras em várias frentes. Em outubro de 2023, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) admitiu que seria impossível entregar a obra no prazo previsto - outubro de 2024 - e apontou que a entrega total da obra deverá ocorrer em fevereiro de 2025.


O sistema BRT em Cuiabá terá duas linhas, a primeira saindo do Terminal do CPA até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas da Prainha e 15 de Novembro. A segunda linha ligará o terminal do Coxipó ao Centro de Cuiabá. Serão 46 estações em 35 km de extensão, prevendo-se a circulação de 43 ônibus articulados para transportar 150 mil passageiros por dia.


Leia também:
Apresentação do projeto do VLT de Goiânia
Goiânia: em busca da mobilidade ativa, mas ainda refém do carro
Goiânia castiga pedestre com poucas faixas e calçadas ruins


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

 

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário