Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris

Estudo de mobilidade do Institut Paris Région aponta que uso da bike agora só fica atrás da caminhada e do transporte público. Fora de Paris, porém, carro ainda prevalece

Notícias
 

Fonte: RFI  |  Autor: RFI/ Mobilize Brasil (edit.)  |  Postado em: 11 de abril de 2024

Paris: bicicletas são 11,2% das viagens e carros,

Paris: bicicletas são 11,2% das viagens e carros, 4,3%

créditos: Joséphine Brueder/ Ville de Paris

A bicicleta superou o carro como meio de locomoção em Paris, e agora (desde o fim da pandemia de covid) só fica atrás da caminhada e do transporte público. É o que aponta um estudo de mobilidade do Institut Paris Région (IPR), realizado a pedido de instituições públicas e privadas e divulgado ontem (10). 

 

O fenômeno em grande parte pode ser atribuído à revolução urbana promovida pela prefeitura parisiense para incitar a mobilidade sustentável na cidade. É o que acredita o vereador para Mobilidade, David Belliard, que escreveu em uma rede social: "Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o carro? Bem, nós ultrapassamos."

 

Os resultados mostram que de fato os parisienses estão usando mais bicicletas do que carros para se deslocar. As magrelas alcançaram 11,2% das viagens e os carros 4,3%.


Mobilidade a pé
Ambos os modos, porém, ficam atrás da caminhada (53,5%) e do transporte público (30%), segundo o estudo, que confirma uma tendência já verificada há quase dez anos em texto do blogueiro Guilherme Tampieri:
"...Paris, que tem não mais do que 11 km de raio, é uma cidade em que uma pessoa consegue cruzá-la inteiramente em duas horas de caminhada. Esse fator geográfico da cidade, somado aos investimentos na estrutura para pedestres, faz com que a cidade alcance índices de quase 80% dos deslocamentos de casa para se fazer compras sejam feitos a pé. Na média, as pessoas que caminham em Paris correspondem a mais de 60% dos deslocamentos feitos na cidade...".


Subúrbios
Fora desse raio mais central, a situação é um pouco diferente. A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre Paris e os subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8%. Mas o estudo aponta que nesses bairros, 66,1% dos cidadãos usam transporte público e apenas 5,5% decidem caminhar. Fora de Paris o carro ainda prevalece nas viagens realizadas entre diferentes cidades da região (Île-de-France). Segundo o relatório, nesse caso o estudo aponta para uma maior "dependência do carro". Para tentar reverter essa tendência, as autoridades estão desenvolvendo um plano para se chegar a 200 km de linhas de metrô, conhecido como Grand París Exprés, que busca ligar os subúrbios de Paris aos transportes públicos.

 



Estudo do IPR
Realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023, o estudo do IPR recolheu dados de 3.337 cidadãos da região entre 16 e 80 anos que aceitaram, como voluntários, serem acompanhados por satélite (GPS) em seus deslocamentos durante uma semana.

 

Paris é governada pela prefeita socialista Anne Hidalgo, e tem como uma das suas prioridades reduzir o espaço de carros em benefício dos pedestres e das bicicletas. Em 2021, a capital tinha mais de 1.000 km de instalações adaptadas para os ciclistas, incluindo mais de 300 km de ciclovias/ciclofaixas. O objetivo é ainda mais audacioso, com a meta de ser uma cidade "100%" apta para as bicicletas até 2026.

 

Para os Jogos Olímpicos, agendados para 26 de julho a 11 de agosto, as autoridades estão empenhadas na construção de mais ciclovias para permitir o acesso de bicicleta às instalações olímpicas.

 

Leia também:
Paris quer as (barulhentas) motos a combustão fora das ruas à noite
Paris lança plano para estimular a mobilidade a pé
França caminha para ser uma 'nação de bicicletas'
O projeto para tornar Paris uma 'cidade de 15 minutos'


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário