Em maio próximo, o ITDP (Institute for Transportation & Development Policy) lançará o Atlas do Transporte Urbano Sustentável, um painel de dados on-line que apresenta indicadores de transporte urbano de passageiros sustentável e inclusivo.
O Atlas inclui medições de nove indicadores para cerca de 1.000 áreas metropolitanas, bem como medições do transporte para dezenas de milhares de jurisdições e distritos legais. Estes indicadores não medem apenas as infraestruturas, mas também o que esses elementos da mobilidade significam para o cotidiano das pessoas.
Para produzir este painel, o ITDP baseou-se na longa experiência com o transporte urbano de passageiros sustentável e inclusivo em mais de uma dúzia de países do Sul Global*. Uma década foi o tempo para a concepção e elaboração desses indicadores, de modo a chegar a medições que informam sobre as principais políticas implementadas nessa área. O trabalho partiu de simples cálculos não-geoespaciais até chegar a um conjunto de dados geoespaciais globais, explica o instituto.
Esses indicadores incluem: densidade populacional; densidade regional; pessoas protegidas pela proximidade de ciclovias; pessoas residentes perto de serviços; pessoas perto de lugares sem carros; pessoas protegidas de rodovias; pessoas próximas a transporte regular; pessoas com transporte rápido próximo; pessoas perto de ciclovias+transporte.
Aplicabilidade
O Atlas será útil e destina-se especialmente a populações de países de renda baixa e média. Podem tirar partido desses indicadores os seguintes agentes sociais:
- Gestores em diferentes níveis de governo, que poderão com os dados estabeler metas de expansão das infraestruturas sustentáveis; ativistas da mobilidade urbana e jornalistas, para comparações entre cidades ou mesmo bairros dentro de uma cidade; planejadores urbanos, para identificar áreas-chave para a realização de melhorias; e ainda cidadãos interessados em conhecer melhor a estrutura urbana de suas cidades de origem.
Construído e publicado a partir de dados abertos, o Atlas do Transporte Urbano Sustentável, segundo o ITDP, pretende ser uma importante ferramenta para orientar pesquisadores, planejadores, gestores políticos e agências governamentais na avaliação e compreensão dos impactos das suas políticas e projetos de transporte.
*Conceito hoje utilizado no ambiente acadêmico para se referir às áreas do globo não integrantes do bloco dos países altamente industrializados.
Leia também:
Desperdícios estruturais gerados pelo automóvel
Tarifas de transportes vs. Renda Média em cidades do Brasil e do mundo
Desafios e oportunidades em políticas de ciclomobilidade
O Futuro dos Transportes Públicos
Oportunidades criadas pelas Zonas de Baixa Emissão