Em São Paulo, ônibus do Corredor ABD tem avaliação melhor que o Metrô

Os passageiros de transportes públicos da Grande São Paulo já têm a consciência da necessidade da ampliação de corredores exclusivos de ônibus

Notícias
 

Fonte: ABC Repórter  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 01 de fevereiro de 2012

Sistema de Transporte Intermunicipal por corredore

Sistema de Transporte Intermunicipal

créditos: Adamo Bazani

Os passageiros de transportes públicos da Grande São Paulo já têm a consciência da necessidade da ampliação de corredores exclusivos de ônibus conforme revela pesquisa da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) sobre a Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo. Na pesquisa, o Corredor ABD, operado pela concessionária Metra, teve grande destaque, com avaliação superior à do Metrô, considerado transporte modelo no país.


Na Capital Paulista das 3 mil 160 pessoas entrevistadas, 60% avaliam os serviços como regular, ruim ou péssimo. Já 40% avaliam como bons ou ótimos. As impressões negativas aumentaram em relação à mesma pesquisa divulgada referente a 2010, quando 41% consideravam os serviços regulares, ruins ou péssimos e 59% achavam como bons ou excelentes. 


Quando a avaliação dos passageiros é sobre os serviços de ônibus em corredores, a percepção em relação a qualidade dos serviços tem um cenário bem diferente e a maioria aprova os serviços de ônibus e 54% dos entrevistados consideram os ônibus em corredores excelentes ou bons, contra 45% de ruins, regulares ou péssimos.



CORREDOR ABD 

 
Um exemplo de que os corredores de ônibus têm a preferência da população é o sistema operado pela Metra, o Corredor ABD, que liga São Mateus, na zona Leste da Capital Paulista, ao- Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, passando pelos municípios de Santo André, Mauá, São Bernardo e Diadema, com extensão até o Brooklin, na zona Sul de São Paulo. De acordo com a pesquisa realizada em 2011, 79% das pessoas aprovam os serviços da Metra, o que indica melhoria em relação ao ano de 2010, quando 70% das pessoas aprovaram os serviços dos ônibus e trólebus do ABC.


O índice é superior ao da aprovação do Metrô, que conseguiu 74% de avaliações positivas. 


O melhor índice de aprovação do metrô foi em 1999, quando 96% das pessoas consideravam o sistema ótimo ou bom. Os ônibus intermunicipais da Região Metropolitana tiveram aprovação de 51% em 2011 contra 59% no ano de 2010. Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também tiveram queda na avaliação positiva. Em 2011, 48% aprovaram os serviços contra 54% em 2010. Lotação e intervalo entre as composições são as queixas.


Os ônibus municipais, fora da Capital Paulista, que incluem o ABC e outras regiões tiveram a pior avaliação entre todos os modais: apenas 36% de aprovação em 2011.

 

Leia também:

 

Metrô deixa de ser melhor transporte de São Paulo 

Insatisfação com ônibus do ABC, em São Paulo, bate recorde 

Ano começa com educação no trânsito em escolas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário