A Motiva (ex-CCR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão lançando um curso gratuito para a formação de condutores de trens, com especialização para a operação nas linhas metropolitanas da região de São Paulo.
O curso é aberto a mulheres e homens com mais de 24 anos, com ensino médio completo, com preferência a pessoas que residam no entorno do sistema ferroviário hoje operado pela concessionária Via Mobilidade, incluindo as cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo, Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes.
Conforme a nota divulgada pela Motiva, a formação oferecida "é uma porta de entrada para uma carreira em um setor essencial e em expansão, com contrato em regime CLT e amplo pacote de benefícios.
A formação tem duração de três meses, com aulas presenciais noturnas na unidade Senai Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista. O conteúdo inclui disciplinas técnicas, normas de segurança, atendimento ao cliente e simulações práticas.
Em 2025 estão previstas duas turmas de 40 alunos, que devem formar 80 novos condutores. Os aprovados serão chamados para trabalhar na empresa, conforme forem surgindo vagas nas linhas operadas pela concessionária ao longo dos seis meses seguintes à formação.
As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (1º) pela plataforma Gupy.
Leia também:
Como evitar que ruas e trilhos derretam no calor extremo
Metrô de Teresina ganha duas estações e trilhos recuperados
Engenharia a favor dos trólebus
Estação do metrô em SP está sem acessibilidade. Desde janeiro
Apóie o Mobilize Brasil!
