Obras de corredores urbanos em Cariacica, ES, durarão 18 meses

Investimento será na ordem de R$ 31 milhões.

Notícias
 

 |  Autor: Patrick Monteiro / ES HOJE  |  Postado em: 28 de junho de 2011

Helder Salomão e Renato Casagrande

Helder Salomão e Renato Casagrande

créditos: Thiago Guimarão

Nesta terça-feira (28) o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) anunciou um investimento na ordem dos R$ 31 milhões no municipio de Cariacica. Serão criados os corredores urbanos Sudeste e José Sette para dinamizar o tráfego na cidade. As obras serão realizadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Espírito Santo (DER-ES) e deverá durar cerca de 18 meses.

"O primeiro trecho a ser ampliado e drenado será da BR 262 até o Terminal de Itacibá. Com isso pretendemos acabar com os alagamentos da região, principalmente em torno do terminal. Também iremos construir um terminal mais moderno. Cariacica merece uma melhor mobilidade urbana e vamos desenvolver isso", afirmou Fábio Damasceno, titular da Setop.

O corredor Sudeste (entre a Avenida Alice Coutinho Santos e a Rodovia Leste Oeste, tem 3,92 km de extensão) ligará o porto de Capuaba ao contorno da BR 101, enquanto o José Sette tratará dos gargalos existentes na área comercial de Itacibá. Serão melhorados as condições do transporte público, calçadas e drenagem. Nos corredores, além de pistas duplas será implantado o sistema binário que mudará o trânsito da redondeza para melhorar o fluxo. Acompanhado de semáforos inteligentes, baias de ônibus e estacionamentos rotativos além de garantir a segurança do pedestre.

"Não será melhorado só o transporte público. Também representa a melhora do trânsito, padronização de calçadas e tantas outras melhorias importantes para o desenvolvimento da cidade. Mas, resolver o problema de alagamento na região do Terminal de Itacibá é uma benção. Com a drenagem que começará nos próximos dias, nas chuvas do fim do ano, a região não deve sofrer mais com isso", afirmou Helder Salomão, prefeito de Cariacica.

O governador Renato Casagrande destacou a importância de dar continuidade às obras do último governo e planejar novos investimentos. "As intervenções darão continuidade às obras do governo anterior. Serão realizadas em três partes e vão melhorar a mobilidade urbana do município como um todo. E, com esse investimento, somado ao contorno de Vitória e ao viaduto da Ceasa, vão mudar o transporte de Cariacica", afirmou.

Também na solenidade, Casagrande citou a criação de uma quarta ponte. "A contratação de uma empresa para fazer o estudo de viabilidade da 4º ponte já foi autorizada. Há de se pensar em um fluxo de veículos que não passe pelo Centro de Vitória. Entretanto, há de se atentar que o estudo não é algo rápido que se resolva para o próximo ano", lembrou.

Mobilização nacional

 

O chefe do legislativo Estadual também lembrou sobre o delicado momento que passa o Estado. "Estamos com a ameaça da redução dos Royalties e a Tributação Nacional. Estão nos colocando em posição defensiva. Qualquer mudança brusca no nosso cenário econômico pode desorganizar o Espírito Santo. Peço que a sociedade continue organizada para as discussões nacionais. Eu tenho que conversar com outros governadores, a bancada federal com outras bancadas, os deputados com deputados de outros estados. É a mobilização nacional que salvará o Estado".

Para o governador, mobilizar e articular com outros estados é prioridade. "As ameaças externas não podem prejudicar a nossa organização interna. A mobilização é uma prioridade nesse momento. Este é o momento mais delicado da história recente do nosso Estado. As ameaças estão próximas e são quase fatos.



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário