Recife terá transporte fluvial no rio Capibaribe

Projeto de Navegabilidade, aprovado pelo PAC da Mobilidade, aguarda liberação de recursos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Gabriela Ribeiro / Mobilize  |  Postado em: 08 de maio de 2012

As embarcações serão climatizadas e acessíveis par

As embarcações serão climatizadas e acessíveis

créditos: Diário de Pernambuco (reprodução)

Cidade das pontes e rios, o Recife pretende fazer jus ao título de “Veneza brasileira”. O projeto de Navegabilidade do rio Capibaribe, que propõe a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros no Capibaribe, aprovado pelo PAC da Mobilidade, terá investimento de R$ 289 milhões.

A proposta assemelha-se ao sistema de transporte  público "Vaporetto", da Veneza italiana.


O projeto foi encomendado pela Secretaria das Cidades de Pernambuco à empresa Econor - Projetec e aguarda a liberação da verba do governo federal. A ideia foi apresentada durante seminário realizado ontem pelo Portal 2014 na capital pernambucana e aponta a perspectiva de navegação entre o centro do Recife e a futura Arena Pernambuco.

Quanto à previsão para o lançamento da licitação, ou se o projeto vai estar totalmente implantado até a Copa do Mundo, as questões não foram respondidas pela Secretaria das Cidades à reportagem.

Rotas fluviais 

Segundo o projeto, o corredor fluvial vai utilizar embarcações adequadas para o transporte de massa, que irão navegar por duas rotas, numa velocidade média de 18km/h. Na rota Oeste, os barcos vão passar por 11 km do rio Capibaribe e 2,9 km vão ser percorridos na rota Norte. 

 

Serão implantadas estações de embarque e desembarque de passageiros, interligadas com o sistema de transporte metropolitano atual. Isso vai possibilitar que o passageiro pague apenas uma tarifa de ida e outra de volta para utilizar qualquer um dos transportes do Sistema Estrutural Integrado (SEI), seja ônibus ou barco.

 

A Secretaria das Cidades não informou onde serão os pontos de paradas das embarcações, mas o jornal "Diário de Pernambuco", em sua edição de da última terça-feira (8), revelou esta informação através de mapa detalhado com todas as paradas. 

 

As embarcações serão climatizadas e acessíveis para pessoa com deficiência e cada uma delas irá transportar até 86 passageiros sentados. O novo sistema deve atender cerca de 80 mil passageiros por mês.


As embarcações serão climatizadas e acessíveis par

Imagem da futura estação de barcas de Recife

créditos: Secretaria das Cidades / PE

Para o ex-presidente do Sinaenco-PE e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Maurício Andrade, apesar das paradas de embarque e desembarque serem mais lentas do que de um ônibus, o projeto do corredor fluvial pode diminuir o problema do trânsito no Recife.


“Não vi os estudos que embasaram o projeto, mas acho que tudo o que for feito para diminuir o problema de trânsito é válido. Para uma cidade congestionada como Recife, esse projeto pode se tornar um eixo de transporte que supera esta questão do congestionamento”.  


Na avaliação dele, a velocidade média dos barcos é satisfatória. “Os ônibus do Recife andam a 10km/h, em média. O trânsito não permite que eles sejam mais rápidos. Portanto, acho que essa é uma boa velocidade para as embarcações”, comenta.


A implantação do projeto de navegabilidade pode impactar de forma positiva no tratamento do rio Capibaribe, já que será necessário fazer a dragagem dos canais e no projeto está previsto o monitoramento de qualidade das águas.


Vaporetto, o metrô de Veneza

Moradores e turistas que circulam na bela cidade italiana compatilham o aperto nas embarcações do principal sistema de transporte veneziano. São barcos de porte médio, que circulam pelo Grande Canal e transportam até cerca de cem passageiros. Os vaporettos param em estações localizadas nos principais pontos de atração de Veneza, em média a cada 600 metros, em operações rápidas, no máximo de três minutos, entre atracação, desembarque e embarque.

Leia também:
 

Adiada licitação das linhas de ônibus do Grande Recife 

Metrô do Recife recebe evento sobre a história do futebol de Pernambuco 

Audiência pública reúne propostas para instalação de mais ciclovias em Recife 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rosivaldo Silva de Lima - 20 de Abril de 2013 às 21:11 Positivo 1 Negativo 0

Para a quantidade de passageiros a velocidade é satisfatoria em relação as alternativas atuais da cidade do Recife. Sou marinheiro de convés das CCR BARCAS RJ e essa foi uma otima iniciativa do Governo de Pernambuco, Parabens!

Vital Alves Brandão - 13 de Maio de 2012 às 11:32 Positivo 0 Negativo 0

A embarcação projetada para o transporte fluvial, no rio Capibaribe, é do tipo chata!. Metade do casco, desta embarcação fica submerso, o que ocasiona uma maior resistência nos deslocamentos, comprometendo o bom desempenho de sua velocidade final.

Vital Alves Brandão - 10 de Maio de 2012 às 22:42 Positivo 0 Negativo 0

60% dos deslocamentos na Região Metropolitana do Recife -(RMR) são feitos por ônibus, 15km/h é a velocidade média, devido a saturação do trânsito, na disputa por espaço.* *Matéria do Jornal do Commercio Recife, 26/08/2006

Vital Alves Brandão - 10 de Maio de 2012 às 22:28 Positivo 0 Negativo 0

"As escolhas de transporte e o tempo de percurso afetam as decisões das pessoas sobre onde morar, em relação ao trabalho e as escolas, onde elas fazem suas compras e suas refeições".* *Philip Kotler

Vital Alves Brandão - 10 de Maio de 2012 às 22:20 Positivo 2 Negativo 0

Eu discordo do ponto de vista do professor da UFPE, Maurcio Andrade, de que a velocidade dos barcos é satisfatória. Os ônibus tem a velocidade média de 10km/h, por falta de espaço. Bem diferente dos barcos, que tem sua via exclusiva, sem sinais e etc

Clique aqui e deixe seu comentário