Condições de acessibilidade da Arena Pantanal são detalhadas em Cuiabá

Secretário extraordinário da Copa do Mundo no MT, Maurício Guimarães, e equipe técnica da pasta detalharam ontem (28) as condições de acessibilidade da Arena Pantanal

Notícias
 

Fonte: Só Notícias com assessoria  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 29 de maio de 2012

Projeto da Arena Pantanal

Projeto da Arena Pantanal

créditos: Divulgação

O engenheiro civil João Paulo Curvo, responsável pelo acompanhamento pela Secopa, explicou que, além do estádio, as ruas e calçadas no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá, respeitarão os critérios de acessibilidade e receberão sinalização adequada para pessoas com deficiência.

 

Os acessos ao interior do estádio, sanitários, rampas, tribuna de imprensa, estacionamento, bares e restaurantes também serão inclusivos, facilitando a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida. Todos os 16 elevadores terão botões em braile e aviso sonoro.

Haverá 62 lugares nas arquibandacadas para cadeirantes, incluindo assentos para acompanhantes. Há ainda 52 cadeiras para pessoas com mobilidade reduzida e outras 52 para obesos. Os balcões dos bares e restaurantes serão dimensionados para atender pessoas com deficiência, bem como a área Vip, seguindo as normas brasileiras e internacionais de acessibilidade.

 

A Arena Pantanal foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade social, financeira e ambiental, espelhada em modelos europeus. O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional. Em novembro de 2010, a empresa que projetou o estádio, recebeu em Londres (Inglaterra) a medalha de Ouro na categoria Empreendimentos Públicos.

 

O secretário Maurício Guimarães aproveitou a reunião para convidar os presentes a visitar o canteiro de obras da Arena Pantanal. "Faremos outras reuniões agora para discutir a acessibilidade em outras obras da Copa do Mundo, especialmente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve iniciar a fase de projetos nas próximas semanas", disse.

 

Participaram da reunião o deputado estadual Luiz Marinho; o advogado Carlinhos Batista Teles, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MT; o representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), Mário Lúcio Guimarães; o assessor técnico de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, e o engenheiro Jarbas de Souza Jr.

 

Leia também:

 

Em Cuiabá, entidades lançam movimento "Ciclovia, Calçada e Cidadania" 

Secopa declara habilitado o Consórcio VLT Cuiabá 

O VLT de Cuiabá está mais próximo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário