Protestos contra tarifa de ônibus e corrupção param Vitória, ES

Movimento de jovens se reúne com governo e quer mobilidade urbana. Sindicatos 'lavam' escadaria do Palácio Anchieta contra corrupção

Notícias
 

Fonte: G1 ES  |  Autor: Juirana Nobres  |  Postado em: 06 de junho de 2012

Grupo quer a redução da tarifa de ônibus

Grupo quer a redução da tarifa de ônibus

créditos: Juirana Nobres/ G1 ES

Dois protestos aconteceram simultaneamente no Centro de Vitória na manhã desta terça-feira (5). Os atos foram independentes. Um grupo de jovens, maioria estudantes, queria a redução na tarifa dos ônibus e melhoria na mobilidade urbana. Eles ocuparam as avenidas Jerônimo Monteiro, interditada antecipadamente pela polícia, e Getúlio Vargas. O outro manifesto foi feito por integrantes de sindicatos. Eles se reuniram na escadaria do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, e pediram melhorias trabalhistas e o combate à corrupção.

 

Após horas de trânsito interditado, houve confronto entre as pessoas que estavam dentro dos ônibus e carros e os manifestantes. A polícia conteve a manifestação e o trânsito foi liberado. Ninguém foi preso ou ficou ferido. O Comandante Edmilson dos Santos disse que foi uma estratégia da polícia deixar a manifestação acontecer e só observar a ação para evitar qualquer tipo de confronto violento.

 

Contra tarifa

 

O movimento contra o aumento da tarifa de ônibus chegou a bloquear a Avenida Getúlio Vargas algumas vezes durante a manhã. Segundo o coordenador do Movimento Contra o Aumento da Tarifa, Walmir de Andrade, 18 anos, os jovens estão representando toda a sociedade. “Queremos a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transcol além da redução imediata da tarifa. Além disso, pedimos a regularização dos contratos de concessão, a ampliação do sistema de transporte público e uma melhor mobilidade urbana”, disse.

 

Os manifestantes foram ao Palácio da Fonte Grande por volta das 10h40, onde uma comissão formada por representantes da secretaria de Transportes e da Ceturb está reunida. Eles entregaram a pauta com as reivindicações e aguardam um encontro com o vice-governador Givaldo Vieira. O grupo negocia com o governo os valores das tarifas de ônibus.

 

Trânsito

 

Antes do protesto, a polícia já havia interditado o trânsito na Avenida Jerônimo Monteiro. Os principais avenidas do Centro de Vitória ficaram congestionadas. O Major da Polícia de Trânsito, Giovanio Reis, disse que a interdição foi para ajudar o trânsito. “Fomos comunicados que os estudantes fariam manifestação no Centro e por isso tentamos nos antecipar para que outras pessoas não fossem prejudicadas. Para dar o direito de ir e vir, deixamos a avenida Getúlio Vargas que segue em uma mão, para funcionar nos dois sentidos. Mas em alguns momentos o grupo de estudantes interditam todas as faixas prejudicando o nosso trabalho”, disse.


Para dar fluidez ao trânsito, a Avenida Getúlio Vargas que funciona como via única foi liberada como mão e contramão, segundo o coordenador da Guarda de Trânsito Stanislaw Amorim. “A orientação é que as pessoas que estão em Vila Velha passem pela Terceira Ponte e aquelas que estão em Cariacica utilizem a rodovia do Contorno. A Segunda Ponte e adjacências estão totalmente engarrafadas”, explicou Amorim.

 

Sindicatos

 

O protesto dos servidores não fechou nenhuma via. Os trabalhadores fazem uma manifestação com marchinhas que criticam a atual situação. Além disso, eles realizaram a lavagem das escadarias do Palácio Anchieta. O diretor do Sindipúblicos, Gerson Correia de Jesus, informou que, além da revisão de plano de carreira, a categoria quer melhores condições de trabalho. “O movimento é contra a gerência administrativa”, disse. Representantes do Sindipúblicos, Sindisaúde, Sindibancários e Sindicato dos Servidores do Instituto Estadual do Meio Ambiente realizam a manifestação.

 

Leia também:

 

Em Vitória (ES), programa de mobilidade prevê ponte, viadutos e corredores exclusivos de ônibus

Cinco cidades têm greve de metrô; SP faz reuniões

Instituto realiza oficina sobre mobilidade urbana nesta quinta (12)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário