Rio lança programa de baixa emissão de carbono com meta de redução de 20% de gases poluentes até 2020

Prefeito afirma que somente este ano emissões diminuirão 8%

Notícias
 

Fonte: R7  |  Autor: Monique Cardone  |  Postado em: 19 de junho de 2012

Bike Rio

O programa de bikes compartilhadas serão ampliados

créditos: Divulgação

A cidade do Rio de janeiro e o Banco Mundial lançaram nesta segunda-feira (18) o Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono, pioneiro na esfera municipal, para colocar em prática ações para redução de carbono da cidade. A meta para este ano é de redução de emissões em 8% e que será alcançada até o fim de 2012 como ressaltou o prefeito Eduardo Paes.

 

— Nossa meta para 2020 é reduzir 20%. Metade da população vive em centros urbanos. Em 20, 30 anos, a expectativa é que esse percentual suba para 70% e temos que crescer pensando no desenvolvimento sustentável. O Rio de Janeiro quer ser exemplo disso.

 

De acordo com o prefeito, essa meta será alcançada por meio de projetos como a implantação dos BRTs (Bus Rapid Transit), os corredores exclusivos de ônibus.

 

— O transporte é o maior emissor de Gases de efeito Estufa. Hoje apenas 18% da população do Rio é transportada em transportes de alta capacidade. Até 2016 queremos atingir 63%.

 

Investimento em ciclovias e reflorestamento

 

Uma das apostas da prefeitura é no investimento em redes de ciclovia e no sistema público de bicicletas compartilhadas. O programa “Rio, Capital da Bicicleta” tem um custo estimado de cerca de R$ 68 milhões para dobrar a malha cicloviária, isto é, construir mais de 150 km de ciclovia e ainda implantar mais bicicletários pela cidade.

 

Além das bicicletas, o reflorestamento também está em pauta como prioridade do Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono. Até 2016, a meta da cidade é reflorestar até 1.300 hectares de áreas degradadas.

 

Leia também:

 

Em clima de Rio+20, aproveite bem a natureza da cidade 

Programa do governo do Rio de Janeiro estimula uso de bicicletas 

BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário