Rio: BRT Transoeste inaugura mais duas estações

Sede da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 segue abertura de BRTs e planeja nova linha de metrô para 2015

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Pedro Carion / Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de julho de 2012

Estação BRT Transoeste

Estação do BRT Transoeste

créditos: Cidade Olímpica

 

Corredor expresso já em funcionamento, o BRT Transoeste, que liga Santa Cruz a Barra da Tijuca, tem duas novas estações em operação desde o início de julho, ambas em Santa Cruz. Elas receberão ônibus tanto da linha expressa quanto da paradora e juntam-se as mais de 30 já em atividade. Em breve serão entregues mais oito estações ainda inativas no eixo Santa Cruz - Alvorada.

 

Já as obras da Transolímpica foram iniciadas na última quarta-feira (4). Com 23 km de extensão, o corredor expresso vai reduzir o tempo de percurso em mais de uma hora entre Recreio dos Bandeirantes e Deodoro. A Transolímpica ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico do Rio, no Riocentro, ao Parque Radical do Rio, em Deodoro, onde acontecerão as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e mountain-bike dos Jogos de 2016. Cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com a nova via. A previsão é de que 55 mil veículos circulem pelo corredor por dia. As obras devem ser concluídas até dezembro de 2015.

 

Com obra em pleno vapor, a Transcarioca teve a inauguração, no último dia 30, do mergulhão Billy Blanco, que faz parte da 1ª fase de construção do corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Localizado próximo à Cidade das Artes, o novo mergulhão permitirá que a pista destinada ao BRT passe onde havia o encontro das avenidas Ayrton Senna e das Américas.

 

“Com este mergulhão poderemos retirar todos os sinais de trânsito da Avenida Ayrton Senna. Depois, construiremos passarelas, que permitirão o cruzamento dos pedestres com segurança na via”, disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

 

Construído em 15 meses, esse é o segundo mergulhão inaugurado no traçado da Transcarioca. O primeiro foi o Clara Nunes, no Campinho. As obras da Transcarioca somam R$1,5 bilhão, com recursos compartilhados entre Governo Federal e Prefeitura do Rio.

Vídeo explica tudo sobre o novo BRT

créditos: Cidade Olímpica

 

Linha 4 do metrô fará inauguração conjunta

A nova linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca a Zona Sul, terá todas suas estações inauguradas de forma simultânea em dezembro de 2015. A Secretaria Estadual de Transportes informa também que ainda não é possível prever quantos quilômetros de trilhos ficarão prontos em cada etapa da obra.

 

As escavações de túneis estão adiantadas. Iniciadas em junho de 2010, as obras da Estação Jardim Oceânico, na Barra, já conta com a estrutura das paredes pronta e mais de 2 mil metros de túneis escavados. Em São Conrado, a estação também começou a ser construída e avança em direção à Barra da Tijuca. Nos próximos dias, os túneis em direção ao Leblon e Gávea começarão a ser escavados.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário