Internautas expõem calçadas de Curitiba em mau estado

Radialista criou site para chamar a atenção de governantes

Notícias
 

Fonte: Jornale.com.br  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de julho de 2012

Calçada mal conservada em Curitiba

Calçada mal conservada em Curitiba

créditos: Divulgação

 

Cansado de andar pelas ruas de Curitiba e enfrentar obstáculos diários, o radialista Claudemir Cassarotti, 52, decidiu criar um site para expor imagens de calçadas mal conservadas na capital paranaense.

 

No ar há um ano e meio, o “Minha Calçada” já recebeu mais de 36,7 mil visitantes e é atualizado diariamente pelo próprio radialista e internautas colaboradores que enviam as fotos por e-mail. “A nossa cidade prega para o mundo que somos modelo [de urbanismo], mas a realidade é outra. Não temos uma calçada decente”, afirma.

 

Segundo Cassarotti, o projeto começou com o intuito de chamar a atenção dos governantes –e também da população curitibana– para o mau estado das calçadas. Após o projeto, o radialista diz já ter notado melhorias, mas acredita que a maioria dos bairros ainda não tem planejamento.

 

De acordo com a organização Mobilize, que atua no setor de mobilidade urbana sustentável, Curitiba tem 4.600 km de extensão de ruas e 9.200 km de calçadas. Desse total, pouco mais da metade, 5.520 km, são de calçadas pavimentadas –o restante são trechos com mato, valetas e terra. Dados da organização indicam que menos de 2% estão adequados às normas de acessibilidade.

 

“Eu sempre falo que não adianta ter todos os ônibus com rampas e esquecer que os cadeirantes precisam andar pelas ruas com calçadas em bom estado”, diz Cassarotti.

 

Segundo a Prefeitura de Curitiba, desde 2006 foram executados 457 km de calçadas, e a previsão para este ano é de mais 95 km. Destes, 50 km serão no Anel Viário, que passa pelo estádio Couto Pereira, Arena da Baixada e Vila Capanema.

 

Leia também:

As 10 melhores cidades do mundo para pedalar 

Crea-PR sugere mudanças no processo licitatório do metrô de Curitiba 

Curitiba terá 400 km de vias para bicicletas, afirma prefeitura 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

joaquim teixeira - 18 de Janeiro de 2013 às 05:42 Positivo 0 Negativo 0

sou calceteiro portugues se quiserem resolvo o vosso problema

Gilmar Luiz Alves - 31 de Agosto de 2012 às 20:02 Positivo 0 Negativo 0

A prefeitura deveria passar na Coronel Dulcídio, entre a 7 de Setembro, até a praça da Espanha, para ver como estão as calçadas

Clique aqui e deixe seu comentário