Crea-PR sugere mudanças no processo licitatório do metrô de Curitiba

Órgão analisou questões sobre controle de qualidade dos serviços, administração do contrato e adequação de projetos

Notícias
 

Fonte: Pini Web  |  Autor: Aline Rocha  |  Postado em: 19 de julho de 2012

Projeto do metrô de Curitiba

Projeto do metrô de Curitiba

créditos: Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) fez uma análise da consulta pública para o processo de licitação da construção e operação da Linha Azul do metrô em Curitiba, que será feito por meio de uma parceria público-privada (PPP). O material traz preocupações do órgão sobre o controle de qualidade dos serviços, a administração do contrato e a adequação dos projetos.

 

Entre alguns dos pontos estudados pelo Crea-PR, está a inserção de indicadores de qualidade para a adequação dos serviços em relação à lotação máxima dos veículos e plataformas e a obrigatoriedade da apresentação da composição da tarifa técnica pela empresa proponente nas Diretrizes para Elaboração e Julgamento da Proposta Econômica, demonstrando precisamente os custos fixos e variáveis.

 

Além disso, o Conselho também cita padrões de conforto térmico e limpeza nos veículos e estações de embarque, padrões de limpeza das instalações sanitárias e tempo máximo de espera nas filas de vendas de bilhetes. O CREA-PR ainda destaca a inexistência de definição de como será realizada a fiscalização para que as cláusulas contratuais sejam cumpridas.

 

A instituição, por fim, sugere o estabelecimento de especificações gerais dos materiais de acabamento, com descrições mais detalhadas principalmente em relação ao revestimento de pisos, paredes e tetos, materiais hidrossanitários, pinturas e esquadrias.

 

A Linha Azul terá 13 estações no eixo Norte/Sul e 14,2 km de extensão. O estudo foi encaminhado à Secretaria de Administração da Prefeitura de Curitiba. O edital de licitação está disponível no site da prefeitura. 

 

Leia também:

Curitiba terá 400 km de vias para bicicletas, afirma prefeitura 

'Tem de garantir aos coletivos a mesma qualidade do metrô', diz ex-prefeito de Curitiba sobre SP 

Comissão vai fiscalizar obras do metrô em Curitiba 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário