No Rio, ciclovia ligará Praça Saens Peña às barcas na Praça 15

Cidade deve ganhar em 2013 uma ciclovia ligando a Praça Saens Peña, na Tijuca, até a Estação das Barcas, na Praça 15

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de setembro de 2012

Ciclovia no Rio de Janeiro

Traçado do corredor cicloviário Saens Peña - Praça XV

créditos: Divulgação/Secretaria Estadual de Transportes

 

Serão oito quilômetros de pista, que vão passar por cinco estações de metrô — Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena e Carioca.

 

O projeto foi apresentado na terça-feira (25) pela Secretaria Estadual de Transportes, durante o 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta (biciRio).

 

As obras vão ser executadas pela prefeitura do Rio e devem durar um ano. A nova ciclovia vai integrar outras que serão construídas no Maracanã e que passam pelo bairro do Catumbi, Cruz Vermelha e pelas avenidas Chile e Almirante Barroso, no centro da cidade.

 

O detalhamento do projeto foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Rio é o primeiro estado do país em uso de bicicletas e o segundo na América Latina, perdendo para Bogotá, na Colômbia. A capital carioca tem 290 km de ciclovias e a meta de chegar a 450 até 2016, quando ocorrem os Jogos Olímpicos.

 

Leia também:

biciRio: Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta acontece este mês no Rio de Janeiro 

Rio de Janeiro: mobilidade na pauta dos futuros prefeitos 

Lições que os Jogos Olímpicos de Londres deixam para o Rio 2016 

Comentários

Ludmila - 21 de Janeiro de 2013 às 10:07 Positivo 0 Negativo 0

Um bicicletário decente e seguro na Saes Peña também vai bem. Não adianta acessar a estação de bicicleta, se não tem onde deixar, nem pode entrar com ela no metrô.

Ludmila - 21 de Janeiro de 2013 às 10:06 Positivo 0 Negativo 0

Dúvida: a partir dessa nova ciclovia vai ser possível acessar as vias que vão pra zona sul? Que eu saiba a ciclovia atual acaba no Santos Dumont. E quem quer ir pra zona sul a partir da praça XV, como faz?

Ludmila - 21 de Janeiro de 2013 às 10:02 Positivo 1 Negativo 0

Ia ser perfeito se estivesse prevista a integração dessa ciclovia com o trecho que liga Grajaú a Vila Isabel. Do jeito que está hoje, é extremamente perigoso ir do Iguatemi (fim da ciclovia) pro metrô por causa do tráfego intenso.

Rafael Rigaud - 09 de Janeiro de 2013 às 03:22 Positivo 4 Negativo 1

"A capital carioca tem 290 km de ciclovias e a meta de chegar a 450 até 2016, quando ocorrem os Jogos Olímpicos." O correto seria dizer 'capital fluminense',já que o estado do Rio é o estado fluminense e só a capital deve ser chamada de 'carioca'.

Clique aqui e deixe seu comentário