Cuiabá poderá ter bicicletários nas repartições públicas

Projeto quer estimular o uso das bikes por conta das dificuldades criadas no trânsito pelas obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

Notícias
 

Fonte: Expresso MT  |  Autor: Assessoria  |  Postado em: 19 de outubro de 2012

Estacionamento para bicicleta, ou

Projeto prevê bicicletários para servidores

créditos: Divulgação

 

Um dos maiores benefícios do uso da bicicleta como transporte modal é a redução dos impactos ambientais e sociais causados pela utilização de veículos motorizados. Porém, o trânsito caótico de Cuiabá, em razão das obras de mobilidade urbana, faz com que a adesão a esse transporte seja ainda mais interessante, uma vez que pode amenizar fatores como trânsito congestionado e stress. Pensando nisso, o primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a construção de estacionamentos para bicicletas (bicicletários), em todas as repartições públicas do Estado que possuam mais de 50 funcionários.

 

Esse não é o primeiro projeto do deputado que visa o incentivo o uso de bicicletas. Em 2011, com base no “Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta. Bicicleta Brasil” o parlamentar propôs a instituição da bicicleta como modo de transporte regular em Mato Grosso. O projeto ainda está em tramitação na Casa de Leis. 

 

Para se ter uma ideia, estudo feito pela Secretaria Estadual de Administração revela que cerca de 5 mil veículos de servidores públicos passam pelas avenidas Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nos horários de pico. Número, que representa 60% dos veículos que circulam nestas duas avenidas nos horários de pico.

 

Savi ressalta que, o assunto do momento é a Copa do Mundo de 2014 e por esse motivo se faz necessária a conscientização dos cidadãos em contribuir e amenizar os transtornos ocasionados pelo número excessivo de automóveis, que vem aumentando a cada dia, considerando ainda o trânsito caótico na Capital.

 

“Quando falamos em Copa do Pantanal e Cuiabá, torna-se imperioso que medidas ecologicamente corretas sejam tomadas para que a Capital e outras cidades dêem condições para que uma parcela de sua população adote a bicicleta como meio de transporte”, destacou o parlamentar, ao acrescentar que assim é possível amenizar a emissão de monóxido de carbono e gases poluentes e nocivos à saúde.

 

Pela proposta, caberá ao órgão Estadual competente controlar, fiscalizar e organizar a estruturação dos locais onde serão criados os bicicletários. Além disso, o projeto estabelece que nos estacionamentos deverão possuir câmeras de vigilância ou vigilância humana patrimonial, de forma a garantir a segurança dos usuários do sistema.

 

Já o projeto apresentado em 2011, determina, entre outras coisas, que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclo-faixa e ciclovias. 

 

Leia também:

TRF julga na quinta recurso que pode paralisar obra do VLT de Cuiabá pela 3ª vez 

Em Cuiabá, obras do VLT recomeçam e máquinas voltam a funcionar na avenida da FEB 

Tribunal federal barra liminar e dá sinal verde ao VLT de Cuiabá 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Marcelo - 19 de Outubro de 2012 às 14:21 Positivo 0 Negativo 0

Qual o número do PL?

Clique aqui e deixe seu comentário