Consórcio do ABC lança a plataforma Carona Solidária

Ferramenta disponibilizada gratuitamente visa a melhorar a mobilidade urbana e qualidade do ar no Grande ABC ejá conta com apoio de instituições e empresas da região

Notícias
 

Fonte: Consórcio ABC  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 23 de outubro de 2012

Pratique a Carona Solidária

Consórcio lança campanha em favor da mobilidade

créditos: Divulgação

 

Estimular o uso compartilhado de automóveis particulares, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade do ar nos municípios do ABC é a proposta da plataforma Carona Solidária, disponibilizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC para instituições e empresas da região. A ferramenta permite gerenciar, via intranet (acesso interno) pedidos e ofertas de caronas, identificando as pessoas que realizam trajetos semelhantes. Três parceiros iniciais do projeto já estão definidos: a Fundação do ABC e a Universidade Federal do ABC serão as primeiras a implantar o sistema com seus funcionários e alunos, enquanto a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) divulgará a proposta entre seus associados, incentivando a adesão.

 

A plataforma foi desenvolvida pelo Consórcio e oferecida gratuitamente para as instituições de ensino da região e também para as empresas, que passarão a gerir o sistema de Carona Solidária. O usuário interessado irá cadastrar-se, comprometendo-se a seguir regras de uso consciente e seguro da ferramenta. A partir daí, poderá realizar consultas e conhecer algumas informações prévias sobre quem está oferencendo ou pedindo carona. O sistema vale para moradores, estudantes ou trabalhadores das sete cidades que utilizem trajetos entre os municípios ou se desloquem para São Paulo.

 

Com a iniciativa, o Consórcio busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida no ABC. Segundo dados oficiais, a região possui uma frota de veículos licenciados superior a 1 milhão de automóveis (1.004.967 segundo dados do DETRAN 2011), sem considerar motocicletas.  Estima-se que 2% das pessoas que se utilizam de automóveis diariamente para trabalhar ou estudar considerariam a carona como uma das alternativas de transporte substituto.

 

Portanto, uma adesão de 2% dos usuários significaria uma redução de 20 mil carros por dia na região do ABC, número que pode ser ainda mais expressivo à medida em que aumente a adesão ao Carona Solidária. “É papel do Consórcio propor alternativas para amenizar esse grave problema da mobilidade urbana, que afeta a todos os municípios da região “, afirmou o presidente da entidade, Adler Teixeira (Kiko).

 

Para o secretário executivo do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano, além de atuar sobre a mobilidade o Carona Solidária agirá também na variável da qualidade ambiental. “Qualquer tentativa de reduzir os congestionamentos é uma ação importante para melhorar a qualidade do ar no ABC”.

 

Parceiros

Três grandes instituições do ABC serão os primeiros parceiros do projeto e já há entendimentos também com empresas da região. O Consórcio já realizou reuniões com duas importantes montadoras do ABC. Em breve a ferramenta será disponibilizada para os estudantes da Universidade Federal do ABC e para as instituições mantidas pela Fundação do ABC, entre elas a Faculdade de Medicina do ABC, cujos alunos terão acesso à plataforma para compartilhar veículos em seus trajetos diários. A Fundação pretende também oferecer o serviço às demais “mantidas” na região, entre elas, os Hospitais Municipais Integrados de São Caetano do Sul, Hospital Ensino Padre Anchieta, em São Bernardo, além do Hospital Estadual Mário Covas e Hospital da Mulher, em Santo André.

 

Para a assistente de Diretoria em Sustentabilidade da Fundação, Juliana Pinesi Russo, responsável pela implantação do sistema na instituição, projetos como o Carona Solidária, que buscam melhorar dois dos grandes problemas típicos das metrópoles deveriam ser mais frequentemente idealizados e implantados.

 

“A falta de mobilidade urbana e a poluição do ar são problemas crescentes a cada dia. Nós, da Fundação do ABC, ficamos honrados em participar do projeto Carona Solidária, pois acreditamos nele e precisamos fazer a nossa parte. Precisamos colaborar! Primeiramente, mobilizaremos os funcionários de todas as mantidas do ABC, fazendo palestras ponto a ponto e criando um fale conosco específico para este projeto. Posteriormente estenderemos também aos alunos da FMABC. O resultado esperado é que, o número de inscritos aumente à medida que as pessoas vão se conscientizando não só do impacto negativo dos veículos, mas também da economia que "compartilhar" os automóveis trará”, disse Juliana Russo.

 

Para Joel Pereira Felipe, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC) a proposta contempla também a qualidade de vida na região. “A Universidade Federal do ABC aderiu ao Carona Solidária porque deseja se juntar às iniciativas públicas e privadas, de âmbito local e regional, para a melhora da mobilidade nos municípios do ABC e da Grande São Paulo. Hoje, a UFABC possui campus universitários em Santo André e São Bernardo do Campo, com uma população aproximada de 8.500 pessoas (entre alunos, professores e funcionários) e a redução do transporte individual no trânsito vai contribuir muito para resgatar a qualidade de vida de nossas cidades.”

 

A Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) também apoia a campanha e iniciará divulgação entre seus quatro mil associados para estimular novas adesões. 

 

Informações

Empresas e instituições que queiram aderir ao Carona Solidária podem preencher formulário de interesse à proposta. Um representante do Consórcio entrará em contato.

 

Clique aqui para preencher o formulário.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário