Prefeitura de Araucária (PR) implantou 25 travessias elevadas

Equipamento oferece maior eficácia na segurança do pedestre e serve de redutor de velocidade

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 26 de outubro de 2012

As travessias elevadas são mais acessíveis

As travessias elevadas são mais acessíveis

créditos: Carlos Poly/ACS

 

Desde 2011 a Prefeitura de Araucária instalou 25 travessias elevadas na cidade, especialmente em regiões de tráfego intenso, como por exemplo no centro, terminal de ônibus e próximo de escolas.

 

A faixa elevada tem a mesma altura da calçada e por isso deixa o pedestre mais visível, aumentando a segurança na travessia. Este é um instrumento que apresenta maior eficiência, por ter a função de redutor de velocidade e ao mesmo tempo proporcionar acessibilidade aos pedestres. Além disso, facilita a mobilidade de pessoas com restrições físicas, por exemplo, idosos e portadores de necessidades especiais.

 

Esta iniciativa vem de acordo com o exemplo de outros vários municípios que implataram o sistema e obtiveram resultados satisfatórios. Com isso, a Secretaria de Urbanismo (SMUR) realizou as implantações e também campanhas com motoristas e pedestres para que haja um respeito de ambas as partes, tanto dos motoristas, que devem parar, quanto dos pedestres, que devem utilizar os pontos com as faixas para atravessar a via.

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar preferência ao pedestre na faixa a ele destinada resulta em multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Leia também:

Prefeitura de Araucária (PR) implanta sistema que auxiliará deficientes visuais em semáforos 

Prefeitos do Litoral do Paraná devem priorizar bicicleta 

CREA recomenda bike para transporte no litoral paranaense 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

irineu - 20 de Março de 2013 às 10:09 Positivo 0 Negativo 1

25PASSAGEM ELEVADA CONSTRUIDA E 2 ELIMINADASPELO IDIOTA DO ENGENHEIRO DE OBRAS DA ULTIMA GESTÃO FICA NA ROTATÕRIA DA MANOEL RIBAS PERTO DO BATALÃO DOS BOMBEIROS DÁ LIÇENÇA EM.QUE MANCADA

Clique aqui e deixe seu comentário