Ciclovia em Ribeirão Preto tem mato alto e pouca iluminação

Quem usa, não o faz por hobby. Em geral, são trabalhadores que pedalam suas bikes - surradas -como meio de transporte. Ciclovia é elogiada, mas o abandono é criticado

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 12 de março de 2013

Ciclista passa por trecho com mato alto

Ciclista passa por trecho com mato alto

créditos: Edson Silva/Folhapress

 

Ainda pouco presentes no interior paulista, as ciclovias - faixas permanentes apenas para bicicletas - começam aos poucos a ser implantadas nas cidades. Uma das mais extensas de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), a ciclovia da Via Norte tem cinco quilômetros.

 

Quem usa o trecho não o faz por hobby. Na maioria das vezes, são trabalhadores que usam a bicicleta --surrada--como meio de transporte.

 

Usuários do trecho ouvidos pela Folha elogiam a criação da ciclovia, mas também apontam certo abandono.

 

A principal crítica é que a ciclovia da Via Norte tornou-se uma pista diurna --a maioria evita usá-la à noite, por causa do mato alto e da ausência de iluminação.

 

O porteiro José Cirilo Miranda, 65, passa quatro vezes ao dia na pista e evita trafegar por ela depois das 18h. "Eu não passo à noite. É muito perigoso e sempre pode ter um malandro escondido no mato alto", diz.

 

O funileiro Juscelino de Andrade, 40, pedala todos os dias no trecho. "Eu já quis trazer minhas filhas aqui para andar de bicicleta à noite, mas é perigoso."

 

Regina Machado, 42, apesar de pedestre, prefere hoje passar pela ciclovia a percorrer a calçada da avenida --a via é movimentada e carros passam em alta velocidade.

 

Ao voltar à noite, porém, anda sete quarteirões a mais pelo bairro. "É que nas ruas têm iluminação. Aqui, não."

 

Em nota, a prefeitura diz que a ciclovia ainda não foi finalizada, e que "por isso não há iluminação em toda sua extensão", mas que a roçada do mato será feita --sem informar quando.

 

Leia também:

Diferenças no ranking e na vida diária entre Ribeirão e Rio Preto 

Ribeirão Preto (SP) pode parar, alertam urbanistas 

Falta de planejamento acentua caos no trânsito do estado de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário