Ribeirão Preto (SP) dá o primeiro passo no Plano Cicloviário

Prefeitura da cidade paulista abriu licitação nesta semana para a contratação de consultoria que atuará na ampliação da rede de ciclovias do município, hoje em 42 km

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Ribeirão Preto  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de abril de 2023

Ciclovia em obra de corredor de ônibus em Ribeirão

Ciclovia em obra de corredor de ônibus em Ribeirão Preto

créditos: Fernando Gonzaga/ Prefeitura CCS

A prefeitura de Ribeirão Preto deu, nesta semana, o passo inicial para a criação do seu Plano Cicloviário Municipal. A meta é garantir ciclovias e condições de trânsito para ciclistas em toda a cidade, diz a gestão. Hoje, Ribeirão conta com 42 km de ciclovias, sendo que 23 km foram construídos recentemente pelo programa Ribeirão Mobilidade. 

 

“Cidade de clima tropical, com poucas chuvas, bastante plana. E uma população que já incorporou naturalmente o uso da bicicleta em seu cotidiano, sobretudo em momentos de lazer. Temos, portanto, o cenário ideal para promover esta prática como modal de transporte e não apenas recreativamente, já que se trata de algo de tanta importância para a saúde física da população e para o meio ambiente”, explicou o prefeito Duarte Nogueira. 

 

Horizonte de 2040
O Termo de Referência, publicado no diário oficial desta segunda-feira (3) é a primeira etapa do processo, e seu objetivo é a contratação de uma empresa ou consórcio de empresas de consultoria com expertise no planejamento cicloviário. 

 

Como pode ser lido no edital, este plano deverá considerar, como horizonte temporal, a projeção até 2040. Quanto à abrangência física, considera todo o território municipal, com especial atenção à área urbana. Do ponto de vista institucional, o plano deve abranger os aspectos pertinentes à regulação legal, à estruturação administrativa, à proposição de políticas e ações de caráter promocional, educacional e de viabilização econômico-financeira.

 

Na elaboração do plano, a empresa vencedora deverá apresentar um diagnóstico a partir das características e condições físicas, econômicas, técnicas, normativas e funcionais da cidade, em relação às áreas que receberão as intervenções. Também deverá realizar as estimativas de cálculo de demanda e as análises correspondentes ao projeto e estabelecer as características técnicas de desenho e estruturação para a rede cicloviária, entre outros aspectos.


Acesse o edital:

 

Leia também:
Plano Cicloviário de Salvador: começam as oficinas de trabalho
SP suspende pregão para manutenção de ciclovias
Ciclovia incompleta em BH expõe ciclistas a alto risco
Plano propõe 670 km de ciclovias para interligar a Baixada Santista


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário