SP e os desafios da mobilidade até 2014

Das obras que preparam a capital paulista para a Copa do Mundo, ainda falta finalizar 5 intervenções viárias e 2 monotrilhos: o da Linha 15-Prata e da Linha 17-Ouro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Diego Salgado*  |  Postado em: 08 de abril de 2013

Obra do monotrilho da Linha 15-Prata do metrô

Obra do monotrilho da Linha 15-Prata do metrô

créditos: Paulo Arós / SkyscraperCity

 

No dia 12 de junho de 2014, a cidade de São Paulo receberá a partida inaugural da Copa do Mundo de 2014 e, além da conclusão da Arena Corinthians e ampliação do aeroporto de Guarulhos, o grande desafio é a entrega de obras viárias no entorno do estádio. 

 

No entorno do estádio há, atualmente, cinco obras viárias, em andamento desde agosto de 2012. De acordo com o governo, 20% das intervenções estão concluídas. Entre elas um novo acesso ao estádio pela Radial Leste. Até maio do ano que vem, a região terá uma nova alça de ligação no cruzamento da Av. Jacu Pêssego com a Radial e duas avenidas.

 

No momento, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), executa trabalhos de terraplanagem e drenagem, além de escavações e cravações de perfis metálicos. A estatal também realiza o remanejamento de rede elétrica.

 

Monotrilhos

Mas as obras de mobilidade urbana que despertam maior expectativa são os monotrilhos elevados. Até o Mundial de 2014, São Paulo terá dois trechos do monotrilho entregues pelo governo estadual. Segundo a a companhia do Metrô de São Paulo, o da Linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes), o trajeto entre a Vila Prudente e o bairro do Oratório -  com 2,9 km de via - será concluído até o final de 2013. A extensão total é de 24,5 km, com 17 estações e dois pátios de estacionamento e manutenção de trens. O sistema atenderá 500 mil usuários por dia até o final de 2016. 

 

Já a Linha 17-Ouro, projeto que fazia parte da Matriz de Responsabilidades e foi retirado, terá 7,7 km de extensão até meados de 2014. O trecho ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

 

*Texto originalmente publicado no Portal 2014

 

 

Comentários

Jonas - 24 de Abril de 2013 às 15:51 Positivo 1 Negativo 1

Na Linha Azul, o metro passa quase que em cima das casas no trecho próximo da Armênia, e na Linha 17 vai passar acima das piscinas dos condomínios de alto padrão do Campo Belo. Vai dar pra ver um monte de mulherada bonita tomando banho de sol.

Carlos Marques - 08 de Abril de 2013 às 16:33 Positivo 4 Negativo 1

A obra está avançando, mas as estruturas elevadas de concreto são muito volumosas, com pesada interferência na paisagem dos bairros que cruza. Vai gerar degradação urbana, tal como as áreas por onde passa o trecho elevado da Linha Azul, em Santana.

Clique aqui e deixe seu comentário