A Câmara Municipal de Vitória aprovou ontem projeto de lei que autoriza o município a contratar financiamento no valor de R$ 78 milhões com a Caixa Econômica Federal para investimentos no sistema de transporte público em morros da capital.
A proposta prevê a instalação de planos inclinados, elevadores e teleféricos nos bairros São José, Santa Helena, Jaburu, Capixaba, Moscoso e Piedade. Os vereadores votaram o projeto em regime de urgência, porque a prefeitura tem até o dia 17 de julho para enviar a documentação para a Caixa. Segundo o prefeito Luciano Rezende, os planos básicos de engenharia serão apresentados no final de fevereiro de 2014. “A proposta é para melhorar a circulação de mercadorias e, principalmente, da população idosa. Depois, outros bairros também serão beneficiados como São Benedito, Gurigica, Bonfim, Itararé e Bairro da Penha”, prometeu o prefeito.
O plano faz parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana, que compõe o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2). Outro projeto aprovado autoriza a prefeitura a contratar financiamento de R$ 20 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para execução de obras de estabilização de encostas, além da construção e reforma de escolas. O prefeito prevê investimentos em até 13 unidades. “O objetivo é acabar com a falta de vagas nas escolas até 2016”, diz.
Leia também:
Engarrafamentos mudam rotina de empresas na Grande Vitória
ES: Vila Velha, Serra e Cariacica apresentam ideias para bicicletas
Mais um passo para a realização do BRT de Vitória