Leve sua bike no ônibus

Ônibus com espaços internos para bicicletas estão sendo testados em Florianópolis (SC)

Notícias
 

Fonte: Mobilize  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 09 de outubro de 2013

Em teste: ônibus com espaço interno para bikes

Em teste: ônibus com espaço interno para bikes

créditos: Neobus

Há cerca de dois anos a cidade de São Paulo testou um suporte para o transporte de bicicletas na parte externa, frontal, dos ônibus. Comum em algumas cidades do mundo, o sistema não avançou na capital paulista.

 

Agora, a cidade de Florianópolis está experimentando um novo modelo de ônibus que tem um espaço para o transporte de bikes no interior do veículo. Segundo informações da empresa operadora, o ônibus modelo NeoBus Mega BRT começou a circular na terça-feira (8) nas linhas 233 - Trindade/Canasvieiras e 221 Canasvieiras/Mauro Ramos e será testado até o fim de novembro.

 

O ônibus é similar aos modelos Bus Rapid Transit (BRT) que já circulam na cidade. Tem capacidade para 150 pessoas e três bicicletas. Além da novidade para ciclistas, o veículo possui sistema de monitoramento da operação in loco. "Se o motorista der uma freada ou fizer uma curva mais brusca, ele avisa sobre o procedimento errado que o operador realizou. Ele também tem o motor mais eficiente e a caixa de câmbio automatizada conforme a topografia da rota", explica o comunicado da empresa.



 
Experiência em SP, há dois anos, não teve sequência 


Segundo matéria do jornal "Hora de Santa Catarina" o funcionamento é parecido com o dos veículos que carregam pranchas de surf: o ciclista entra pela porta de trás e coloca a bicicleta em um dos três racks apropriados, depois vai até o cobrador e paga a passagem. 


O supervisor de operações da empresa Canasvieiras, Marcelo Santana, explica que o veículo vai funcionar em caráter experimental por, no máximo, 45 dias. "Avaliaremos o chassi, a carroceria e veremos o que a prefeitura exige no edital do transporte público, para ver se esse tipo de veículo pode circular".
 

Para o presidente da da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo), Daniel de Araújo Costa, a iniciativa é boa, mas ainda longe do suficiente: "Já é um começo, mas ainda é muito pouco. Andei em ônibus que carregam bicicletas em outras cidades. É uma coisa interessante", avalia o ciclista. 
 


Veja uma Galeria de Fotos sobre ônibus com porta-bikes 

 

Leia também:

Grande Florianópolis terá plano diretor de mobilidade urbana com apoio do BNDES 

Prefeitura de Florianópolis prevê iniciar 8 obras de mobilidade em 2014 

Florianópolis: Novo sistema promete tarifa de ônibus mais barata 



 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário