Hidroanel será tema de oficina de núcleo da USP em Ribeirão Pires (SP)

Projeto do governo estadual, que anda a passos lentos, prevê construção de canal artificial com 18 km de extensão na cidade

Notícias
 

Fonte: ABCD Maior  |  Autor: Angela de Paula  |  Postado em: 09 de outubro de 2013

Projeto do Hidroanel: canais para interligar rios

Projeto do Hidroanel: canais para interligar rios

créditos: FAU/USP

 

 

O projeto do Hidroanel, que prevê a implantação de uma via navegável com 170 km na Região Metropolitana, destinada ao transporte de cargas e passageiros, será tema de oficina ministrada em Ribeirão Pires por professores do Nutau-USP (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). O evento, que será realizado neste mês, ainda sem data marcada, é o primeiro de ao menos três encontros que discutirão temas como mobilidade urbana, polos tecnológicos e turismo na cidade.

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires e o Núcleo de Pesquisa assinaram em setembro termo de cooperação para garantir apoio em projetos de desenvolvimento no município. A ideia é ampliar o debate e ajudar nos estudos de viabilidade para implantação de propostas consideradas importantes para a cidade, como o Hidroanel. As oficinas serão realizadas até dezembro, abertas à população.

 

Viabilidade 

Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos, Carlos Lima, Ribeirão já estudava a viabilidade de utilizar a Billings e rios para escoar cargas e transporte de passageiros quando soube do projeto do Hidroanel Metropolitano, que teve os Estudos de Pré-viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental contratados pelo Departamento Hidroviário do Estado e realizados pela empresa Petcon com o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 

“Nossa avaliação é que Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra seriam as cidades mais beneficiadas pela construção desse anel hidroviário, mas não temos muita informação do projeto, por isso procuramos a USP”, explicou. Para o secretário, o uso das águas para transporte poderia influenciar positivamente o turismo no município. “A entrada oficial da cidade, inclusive, poderia ser mudada para o canal, via barco, criando um novo ponto turístico”, avaliou.


Rios e represas formariam via navegável de 170 km

O projeto do Hidroanel, do governo estadual, parado desde a década de 1970, prevê a implantação de via navegável com 170 km na Região Metropolitana. Consiste na utilização dos rios Tietê e Pinheiros e represas Billings e Taiaçupeba para navegação, sendo necessária a construção de canal artificial com 18 km para a interligação dos dois reservatórios, fechando o anel hidroviário. O canal cortaria Ribeirão Pires.

 

O projeto contempla a implantação de eclusas para vencimento de desníveis e terminais de carga. A primeira etapa do projeto do Hidroanel tem como foco a navegação nos rios Tietê e Pinheiros.

 

Uma das principais críticas ao anel hidroviário é quanto à possível contaminação das águas das represas. Com a passagem de embarcações pesadas, o lodo tóxico depositado no fundo da Billings, por exemplo, pode chegar à superfície e prejudicar o abastecimento de água na Região. Outra fonte de contaminação é o transporte de lixo e vazamentos de óleo e combustível pelos barcos.

 

Dúvidas

O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo não informou quando o canal artificial entre a Billings e Taiaçupeba seria construído ou quanto tempo seria necessário para conclusão da obra. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes não revelou o investimento total do projeto.


Cooperação abre portas para outros municípios

O termo de cooperação assinado pela Prefeitura de Ribeirão Pires e USP é o primeiro que a universidade faz com um órgão municipal. Para o coordenador científico do Núcleo, Bruno Padovano, o termo facilita o fluxo de informações.

 

“Nosso objetivo é levar o conhecimento da universidade para os municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Isso permite que as prefeituras solicitem auxílio para viabilizar projetos. A ação realizada com Ribeirão Pires é o ponto de partida para que outras cidades façam o mesmo”, avaliou. Padovano considera o projeto do Hidroanel prioritário.

 

Leia também:

Piracicaba: Plano Diretor projeta VLT, trem e uso de rio para passageiros

Mobilidade urbana no espaço público é tema da Bienal de Arquitetura

SP discute alternativas para deslocamento em grandes cidades

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário