Alckmin anuncia segunda linha de Metrô no ABC

Um dos principais anúncios será a segunda linha do Metrô na região, a extensão da 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi, passando pelo aeroporto de Congonhas) para Diadema

Notícias
 

Fonte: DCI  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 24 de outubro de 2013

Obras de construção do primeiro trecho da Linha 17

Obras de construção do primeiro trecho da Linha 17-Ouro

créditos: Via Trolebus

 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará nesta quinta-feira (24) no Grande ABC para divulgar série de investimentospara as sete cidades. Um dos principais anúncios será a segunda linha do Metrô na região, a extensão da 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi, passando pelo aeroporto de Congonhas) para Diadema. A primeira é a Linha 18-Bronze, cuja licitação será aberta dia 7, outra novidade.

Ao falar sobre a Linha 17-Ouro, Alckmin frisou que “o grande desafio das metrópoles é a Mobilidade Urbana”. “Vamos anunciar estudo para incluir Diadema, cidade que não tem Metrô nem CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). É mais fácil atendê-la por Jabaquara, que está a seis quilômetros”, disse.

O governo de São Paulo discutirá com o Consórcio, nos próximos 30 dias, “o melhor trajeto, o mais rápido, a melhor alternativa”. “A ideia definida é Diadema com Metrô ligado à (estação) Jabaquara. Não vai ser preciso (o munícipe diademense) ir para São Bernardo. Vai direto para São Paulo”, projetou o tucano.

A opção mais fácil seria prolongar a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). “Mas o problema é que já está sobrecarregada. Vamos dar opção melhor, que é a (extensão da) Linha 17-Ouro, que é o monotrilho do aeroporto de Congonhas. Pega o monotrilho em Diadema, vai para o aeroporto direto. Se quer ir para o Ibirapuera, pega a Linha 17-Ouro e vai para a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com acesso à rede de hospitais. Quer ir para o (estádio do) Morumbi? Vai direto. Se quiser ir para a (estação da) Luz, desce na Linha 1-Azul e vai para a Luz. Distribui melhor”, discorreu.

O mandatário do Palácio dos Bandeirantes frisou ainda que há possibilidade de a Linha 17-Ouro também passar pelo Centro de Eventos Imigrantes, que será ampliado e ficará maior do que o Anhembi. “Queremos definir com a região, sem levar coisa pronta”, afirmou.

Acerca das novidades de Mobilidade Urbana, haverá anúncio de corredor ABC-Guarulhos. Além da reativação da Estação Pirelli da CPTM, para atender os munícipes que utilizarão o Poupatempo de Santo André, no Atrium Shopping. Inclusive, outros dois Poupatempos, além do andreense, terão os convênios assinados hoje: Diadema e Mauá.

 

Leia também:

Metrô em escala metropolitana pode ser solução para SP

Linha 17 do Metrô de São Paulo fica para 2015

Segundo Alckmin, metrô deve alcançar 200 km de linhas nos próximos anos

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário