Alerj aprova projeto de lei que libera e regulamenta bicicletas elétricas

Polêmica começou após cinegrafista ser parado na Lei Seca, em 2012. Para autora da lei, garantias atendem clamor por melhorias no transporte

Notícias
 

Fonte: G1 Rio  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 31 de outubro de 2013

Bicicleta elétrica foi alvo de polêmica em 2012

Bicicleta elétrica foi alvo de polêmica em 2012

créditos: Divulgação

 

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (29), em primeira discussão, o projeto de lei que proíbe qualquer obstáculo ao trânsito de bicicletas elétricas. O projeto especifica que estão sob proteção da regra os veículos com motor de até 4 kw que não ultrapassem a velocidade de 50 quilômetros.

 

Para a autora, deputada Inês Pandeló (PT), as garantias ajudam a atender o clamor popular por melhorias nos transportes. “O tema mobilidade urbana foi o primeiro levantado nas manifestações. Acredito que a solução para este problema esteja no fortalecimento dos transportes públicos aliado ao investimento em transportes alternativos”, defendeu a parlamentar em plenário.

 

Lei Seca

A polêmica das bicicletas elétricas no Rio começou após o cinegrafista Marcelo Toscano Bianco, que usa a bicicleta como principal meio de transporte, ser parado em uma blitz da Lei Seca em maio de 2012.

 

Na época, o governo informou que o ciclista se recusou a fazer o teste do bafômetro, estava sem capacete, não tinha Carteira Nacional de Habilitação da categoria do veículo e teve a bicicleta apreendida. Foi multado em mais de R$ 1,7 mil e recebeu 21 pontos na carteira. Mas não sabia que teria que ter documentação e habilitação especial para pilotar a bicicleta elétrica.

 

Leia também:

O nó da mobilidade 

Bike Rio vai para a Zona Norte 

Venda de bicicletas já ultrapassa a de automóveis na maioria dos países da Europa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário