Prefeitura carioca lança edital do BRT Transolímpica

Sistema de ônibus rápido terá 23 km de extensão, ligando Barra da Tijuca a Deodoro

Notícias
 

 |  Autor: Portal 2014  |  Postado em: 15 de setembro de 2011

Projeto Transolímpica

créditos: Prefeitura do Rio de Janeiro/R

Secretaria municipal de Obras (SMO) do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira (14) o edital para a concessão da Transolímpica, sistema de corredor exclusivo de ônibus articulados, conhecido como BRT (Bus Rapit Transit).

O trajeto ligará os bairros da Barra da Tijuca a Deodoro, dois dos principais polos de competição dos Jogos Olímpicos de 2016. O valor estimado das obras é de R$ 1,6 bilhão e as propostas deverão ser apresentadas em 9 de novembro.

A via terá 23 km de extensão e será construída e operada em parceria com a iniciativa privada, com cobrança de pedágio no valor de R$ 4,30. Segundo a secretaria, a obra deve ser iniciada no próximo ano e concluída em 40 meses.

As obras dos BRTs no Rio de Janeiro, que ainda incluem o Transcarioca, o Transoeste e o TranBrasil, fazem parte do projeto de mobilidade urbana da prefeitura para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Ontem (13), a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) publicou no Diário Oficial o regulamento que padroniza os modelos de ônibus que serão utilizados nos corredores.

De acordo com a SMTR, os veículos devem ter piso alto, portas de acesso do lado esquerdo e possuir sistema de ar condicionado. Todas as janelas e escotilhas serão de emergência. Entre outros itens, os modelos devem ter área reservada para cadeira de rodas o
u cão-guia.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário