Mexicanos pulam catraca do metrô em protesto contra aumento da passagem

Tarifa do sistema de transporte coletivo da capital do país passou de três para cinco pesos, um aumento de 66,7%

Notícias
 

Fonte: Opera Mundi  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 16 de dezembro de 2013

Cartaz contra o aumento do custo da passagem de me

Cartaz contra o aumento do custo da passagem de metrô

créditos: Reprodução/Twitter

 

Manifestantes tomaram estações do metrô na Cidade do México em protesto contra a nova tarifa, implementada pelo Governo Federal e em vigor desde esta sexta-feira (13/12). A passagem do metrô, que antes custava três pesos mexicanos (R$ 0,54), passou para cinco pesos (R$ 0,91), um aumento de 66,7%. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, havia prometido não subir o preço da tarifa.

 

"Não ao aumento do custo da passagem de metrô. Não às reformas que atentam contra o povo mexicano. Fora EPN, fora Mancera!"

 

Após ocuparem as estações, diversas pessoas pularam as catracas. Segundo a rede multiestatal Telesur, os manifestantes gritavam “hoje o metro é grátis” durante o ato.

 

Mulheres chefes de família, estudantes com poucos recursos e pessoas desempregadas podem pedir a chamada tarifa especial. Nos casos aprovados, o preço da passagem permanece em três pesos. 

 

Reprodução/ Twitter 

Pelo twitters, grupos convocam usuários a não pagarem a tarifa do metrô

 

O diretor do STC (Sistema de Transporte Comunitário) do metrô, Joel Ortega, informou que os protestos serão tolerados, mas pediu que os manifestantes não quebrassem as câmeras de segurança e não danificassem as catracas. Ele afirmou que a polícia deve reforçar a vigilância nas estações.

 

Segundo três pesquisas encomendadas pelo STC Metro, 55,7% da população seria a favor do aumento.

 

Diversos grupos e coletivos como o UndergroundMX, #YoSoy132 e o Anonymous convidaram seus seguidores na rede para participarem das manifestações contra o aumento da tarifa. Um novo protesto está marcado para este sábado (14/12). A revolta lembra as manifestações conduzidas pelo Movimento Passe Livre de São Paulo, em junho deste ano, após aumento da passagem de ônibus. 

 

Leia também:

Nova pesquisa mostra que o BRT melhora a qualidade de vida nas cidades 

No México, começa a operar o sistema de BRT 

Como o México está freando o uso do automóvel? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário