Grupos cobram ciclovia em Juiz de Fora

Pedido será feito hoje à noite em reunião sobre plano diretor. Ativistas fizeram a contagem num trecho da cidade e verificaram a passagem de mais de uma bike por segundo

Notícias
 

Fonte: G1 Zona da Mata  |  Autor: G1 Zona da Mata  |  Postado em: 24 de abril de 2014

Grupo de mobilidade faz contagem em área de Juiz d

Grupo de mobilidade faz contagem em área de Juiz de Fora

créditos: Olavo Prazeres

 

Grupos de defesa da mobilidade urbana, que fazem a contagem de bicicletas em diferentes pontos em Juiz de Fora, estiveram esta semana na zona norte da cidade contabilizando ciclistas que passam no cruzamento do Acesso Norte com a Avenida JK. A iniciativa reforça o apelo de instituições da região por uma ciclovia entre a região e o Centro. 

 

O tema está incluído na pauta a ser debatida na oficina comunitária do plano diretor, nesta quinta-feira (24) às 18h. Sobre a construção da ciclovia, o secretário de governo, José Sóter Figueiroa Neto, informou que o projeto está em andamento para ser entregue em maio e que a expectativa é de iniciar a primeira fase das obras ainda neste ano.

 

Durante o trabalho de contagem na zona norte da cidade mineira, realizado nesta quarta-feira (23) de 6h às 18h, passaram no trecho 997 bicicletas, mais de uma por minuto. Os horários de maior movimentação foram no rush da manhã e da tarde, quando 50% dos ciclistas demonstraram usar a bicicleta para se deslocar até o trabalho. O levantamento também identifica o perfil dos ciclistas. Eles querem saber se usam ou não os equipamentos de segurança, como capacete, se são homens ou mulheres, se usam a bicicleta como lazer, como meio de transporte ou para trabalhar.

 

A ideia dos grupos Pedal Ecológico, Mobilicidade JF e Benfica Bem Melhor é usar esse número para mostrar a necessidade de se construir uma ciclovia ligando o Bairro Benfica ao Centro. “A gente percebe que é uma demanda, a região aqui oferece serviços, escola e as pessoas utilizam como meio de transporte a bicicleta”, disse Aline Junqueira do grupo Benfica Bem Melhor. De acordo com Aline Rocha, do Grupo Mobilicidade JF, as ciclovias já estão previstas em lei. “A Prefeitura tem um prazo para entregar esse plano integrado de transporte que privilegia os pedestres e os ciclistas. E a gente precisa fazer estudos e de ver qual a melhor maneira para implantar essa ciclovia”, analisou.

 

Ciclovia: 1ª etapa ainda em 2014

Segundo o secretário Figueiroa, foi feito um novo projeto que deve ser entregue pela Prefeitura em maio para a criação desta ciclovia. “Nós já temos um estudo de uma rede de ciclovias com várias tramas secundárias e terciárias que compreendem os corredores de bairro. Juiz de Fora é uma cidade acidentada do ponto de vista topográfico e temos um tronco central que já estamos com projeto Executivo em últimos detalhes que compreende o eixo do Paraibuna”, explicou.

 

Ele destacou a importância do incentivo à bicicleta como meio de transporte. “É correto do ponto de vista econômico porque é muito barato; do ponto de vista ambiental porque não é motorizado e do ponto social porque garante a inclusão social de trabalhadores do seu local de moradia ao local de trabalho”, analisou.

 

Segundo o secretário, a primeira parte da ciclovia será construída da Zona Norte ao Centro. “Na primeira fase, Barbosa Lage até o Centro, o projeto já está detalhado, falta apenas identificar os pontos de bicicletários. O custo aproximado é de R$ 1,5 milhão, mas existem recursos disponíveis junto ao Ministério das Cidades, Governo Federal e ao Governo de Estado”, esclareceu.

 

Apesar de não dar uma data, Figueiroa deu uma estimativa para o início das obras. “A nossa esperança é de que até o final do ano, com a aprovação inclusive do plano diretor de mobilidade urbana, porque a ciclovia tem que estar integrada ao plano, a gente já esteja numa fase de execução da obra propriamente dita”, afirmou.

 

Leia também:

Câmara de Porto Alegre aprova fundo para Plano Diretor Cicloviário 

Substituição Tributária: O Novo ICMS para a Bicicleta 

Pedestres pedem faixa de travessia em Juiz de Fora (MG) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário