Manaus: Estações do BRS recebem totens com informações bilíngue para turistas

Totens trarão atrativos da cidade, além de conteúdo relacionado à infraestrutura, saúde (hospitais e pronto atendimento) e segurança (delegacias e postos de atendimentos)

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: A Crítica  |  Postado em: 02 de junho de 2014

O sistema BRS, que entrou em funcionamento no mês

Sistema BRS entrou em funcionamento em fevereiro

créditos: J. Renato Queiroz

 

As plataformas do Bus Rapid Service (BRS) começaram a receber totens com informações bilíngue neste fim de semana em Manaus. A primeira plataforma a receber a sinalização foi a Estação Olímpico, localizada na Avenida Constantino Nery, em frente ao Olímpico Clube, zona Centro-Oeste.

 

Até a próxima semana, 89 totens serão instalados nas paradas de ônibus e nas estações do BRS, no perímetro que compreende o Quadrilátero da Copa no eixo entre as avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Santos Dumont.

 

A sinalização possui informações do transporte público, compatível com os pontos turísticos, e vai permitir a orientação dos usuários regulares do transporte público e visitantes até o destino desejado de maneira eficiente e segura, com base em dados precisos e confiáveis. Os totens oferecem informações bilíngues (português e inglês), integrados ao sistema de QR Code, um código em 2D que direciona o usuário aos dados do site Guiatur Manaus, lançado no mês de maio pela Prefeitura.

 

“Para ter acesso a mais informações, o usuário necessita de um smartphone, que o direcionará ao nosso site, onde contém informações sobre os atrativos locais, história e demais dicas sobre a cidade. Além disso, há o aplicativo do Guiatur Manaus para Android e iOs, que ajuda aqueles que procuram por mais opções de lazer na capital amazonense”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

 

Estrutura

Os totens têm 2,30m de altura. Cada ponto de ônibus terá as informações acessíveis às zonas mais próximas tanto para quem embarcar, quanto para quem desembarcar em determinado local. Além dos atrativos da cidade, também haverá conteúdo relacionado à infraestrutura, saúde (hospitais e pronto atendimento), segurança (delegacias e postos de atendimentos) e demais serviços.

 

As placas terão cores padronizadas com pictogramas internacionais, que são ícones gráficos simplificados que permitem a identificação de determinado conceito, para facilitar a assimilação dos usuários e as diretrizes técnicas das normas e demais especificações do Código de Trânsito Brasileiro e do Ministério do Turismo.

 

Primeira etapa

A primeira etapa do projeto contempla a implantação de 89 totens nos pontos de BRS, sendo 42 deles nos corredores das avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Max Teixeira, Noel Nutels, Camapuã, Autaz Mirim e Alameda Cosme Ferreira. As outras 47 placas serão alocadas nas paradas de ônibus do terminal central e ao longo das avenidas Floriano Peixoto, Leonardo Malcher, Tapajós, Epaminondas, Getúlio Vargas, Dom Pedro, Turismo, Santos Dumont e Djalma Batista. Até o segundo semestre deste ano, as demais placas serão fixadas em todas as zonas da cidade.

 

Leia também:

Poluição urbana alcança e impacta a floresta amazônica 

Secretário diz que plano deve resolver mobilidade na Copa em Manaus 

Seis de cada dez projetos prometidos para o Mundial não estão prontos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário