Com duas estações concluídas, BRT começa a operar em Recife (PE)

Sistema funcionará de forma expressa durante os dias de jogos na Arena Pernambuco

Notícias
 

Fonte: Portal Brasil  |  Autor: Portal Brasil  |  Postado em: 09 de junho de 2014

Estruturas vão contar com sinal Wi-Fi de internet

Estruturas vão contar com sinal Wi-Fi de internet

créditos: Divulgação/Portal da Copa

 

O sistema de BRT (Bus Rapid Transit), uma das principais formas de acesso do torcedor da Copa 2014 à Arena Pernambuco, começou a operar nesse sábado (7), em Recife. Por enquanto, são apenas duas estações em funcionamento, ambas no Corredor Leste-Oeste: a Derby e a Avenida Guararapes. As duas vão concentrar o fluxo de torcedores que assistirão no estádio aos jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Das duas estações, 5 mil torcedores partirão em ônibus expresso.

 

“Para a Copa, o BRT é o sistema mais direto. Não há transbordo em nenhum ponto. Os torcedores que partem daqui descem a 500m da Arena Pernambuco”, explica o coordenador de operações do Grande Recife. Ele destaca que, por determinação da FIFA, o BRT expresso funcionará entre cinco horas antes até duas horas após cada partida.

 

Cada módulo tem capacidade para cerca de 300 pessoas. Para ter acesso ao transporte, os torcedores deverão estar munidos de seus ingressos e pagar uma tarifa de R$ 5. “Um ponto positivo para a organização do embarque é que destinaremos um módulo de embarque e desembarque exclusivo para os torcedores”, destaca o coordenador.

 

A ideia inicial do Governo do Estado de Pernambuco era entregar todas as estações ainda antes do Mundial, mas problemas com desapropriações e chuvas atrasaram o calendário. A nova previsão é que as sete que compõem o Corredor Leste-Oeste estejam em pleno funcionamento no próximo mês de agosto e que as oito do Corredor Norte-Sul sejam entregues em outubro. As estruturas vã contar com sinal Wi-Fi de internet e com painéis que informam os horários dos ônibus.

 

Teste

Durante todo o dia, funcionários do Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela implantação do sistema, estiveram na estação orientando os usuários e tirando dúvidas sobre a novidade. A concentração de pessoas era grande sobretudo nos totens de vendas do cartão que dá acesso aos ônibus.

 

“Já tinha visto a implantação do BRT em outras capitais e hoje resolvi testar. Estou gostando da climatização, da limpeza, do conforto do ônibus. Espero que seja só o começo da solução do nosso problema de mobilidade”, revelou o motociclista Paulo Roberto, lembrando que o papel da sociedade na preservação é fundamental.

 

Moradora de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a aposentada Giséria Santos da Costa é usuária do transporte público ainda está curiosa para saber como será o funcionamento durante a semana, quando mais pessoas estarão nas estações. Para ela, contudo, a estrutura das estações e a qualidade do ônibus estão aprovadas. “Está nota dez. Quem mais saiu ganhando foi Camaragibe, de onde muita gente sai para vir trabalhar aqui no Recife”, disparou.

 

Há 27 anos dirigindo veículos pesados, o motorista de um dos ônibus José Luiz Barbosa era um dos mais empolgados. “É uma nova era. A gente trabalha e não cansa. O ônibus traz mais comodidade para os passageiros e para nós motoristas”, comemorou.

 

Veja as opções de deslocamento na capital pernambucana


Fonte:
Portal da Copa


Leia também:

Pesquisa aponta que Recife, Salvador, Rio e Fortaleza têm trânsito pior do que o de SP 

Metrô do Recife lança totens informativos para auxiliar usuários 

Pesquisa revela desconforto no transporte público do Recife 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário