Corredor universitário terá faixa para ônibus e ciclovia, em Goiânia

Motoristas que desrespeitarem faixa de ônibus serão multados. Prefeitura quer fazer 14 corredores preferenciais e entregar 5 até final de 2012

Notícias
 

 |  Autor: R7  |  Postado em: 03 de outubro de 2011

Centro de Goiânia

Centro de Goiânia

créditos: Divulgação

As obras do corredor universitário serão iniciadas nesta segunda-feira (3), em Goiânia, e deverão durar cerca de 60 dias. O corredor universitário vai ter uma faixa preferencial para ônibus, num trajeto de 2,5 km. Sai da Praça Cívica, no Centro, entra na Avenida Universitária (antiga Rua 10), passa pela Praça Universitária e continua na mesma avenida. Depois, entra na Rua 261, no Setor Universitário, até a Praça da Bíblia. O trecho contará com sinalização horizontal e vertical, semáforos sincronizados e ciclovia.


Para coibir o uso da pista preferencial por carros de passeio, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) planeja instalar câmeras de monitoramento. A dona de casa Marilene Maria da Silveira, que depende do ônibus para trabalhar, espera gastar menos tempo de deslocamento. “Espero que o carro de passeio particular respeite a sinalização, porque na Avenida Araguaia ele não respeita. Algumas vezes é possível ver de quatro a cinco carros entre os ônibus”, denuncia.


Mais de 540 abrigos para pontos de embarque e desembarque vão ser trocados, seguindo o mesmo padrão. O canteiro central da Avenida Universitária vai abrigar uma ciclovia de 2,5 km de extensão. A notícia agradou o autônomo Carlito Batista. “Para mim vai ser ótimo, pois só ando de bicicleta. Há dois meses fui atropelado, pois não há lugar par andar de bicicleta na cidade”, comenta.


A expectativa é de que o corredor facilite o acesso dos ônibus ao Terminal da Praça da Bíblia.


Melhorias


Segundo o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, estas são obras profundas. “A cidade clama por melhoria de transporte e a resposta são corredores preferenciais como este”, diz. A prefeitura planejou 14 corredores preferenciais e a ideia é de entregar cinco desses corredores até o final de 2012.


Na Avenida Universitária a velocidade de deslocamento é de no máximo 12 km por hora. Com o corredor preferencial, espera-se aumentar a agilidade para 15 km por hora, chegando a 18 km por hora. Por outro lado, os veículos particulares só poderão usar a faixa para fazer conversões à direita. “Devido ao monitoramento com a sinalização eletrônica, o veículo que usar a faixa indevidamente será punido", explica o presidente da CMTC.


José Carlos Xavier assegura que as intervenções previstas nas faixas preferenciais permitirão que o trânsito continue fluindo normalmente. “Talvez no momento de fazer o remanejamento dos pontos de ônibus, que serão de concreto, seja necessário fazer pequenos desvios nos atuais locais dos pontos de ônibus”, observa.

 

Mais notícias sobre Goiânia-GO:

Goiânia poderá ter Metrô de superfície e energias renováveis

Goiânia, Eixo Anhanguera será um VLT até 2014

Em Goiânia, Novos ônibus do Eixo Anhanguera serão azuis

Goiânia poderá ter Metrô de superfície e energias renováveis

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Ledir Estrêla - 30 de Outubro de 2011 às 19:28 Positivo 0 Negativo 0

Que vergonha!!! Realmente Goiânia acabou... o que me deixa mais triste é que uma página chamada mobilize se preste a apoiar uma idéia estapafurdia, ignorante e que, óbvio, está previlegiando alguém e não a coletividade... Vergonha de ser goianiense

Clique aqui e deixe seu comentário