Multas por desrespeito a ciclistas triplicam em São Paulo

Foram 9,1 mil autuações nos cinco primeiros meses de 2014, ante 2,9 mil do ano passado - duas autuações por minuto

Notícias
 

Fonte: Jornal Metro  |  Autor: Márcio Alves  |  Postado em: 28 de julho de 2014

Veja o aumento das autuações desde 2012

Veja o aumento das autuações desde 2012

créditos: Reprodução

 

O desrespeito ao ciclista no trânsito nunca foi tão punido quanto neste ano. Balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que a quantidade de multas por esse motivo praticamente triplicou entre janeiro e maio deste ano. Foram 9,1 mil autuações nos cinco primeiros meses de 2014, ante 2,9 mil do ano passado -  duas autuações por minuto.

 

São autuações como transitar de forma perigosa, deixar de dar seta em conversões ou invadir as faixas exclusivas para bicicletas.

 

Em apenas cinco meses, a prefeitura já autuou mais motoristas do que em todo o ano de 2012, quando foi criado o Programa de Proteção ao Ciclista.

 

O objetivo do projeto é  reduzir a quantidade de acidentes e mortes de ciclistas na capital. Segundo a CET, vem dando resultado. No ano passado, o número de mortes de ciclistas caiu de 52 para 35 – 32%.

 

Para o especialista e consultor em trânsito Horácio Figueira, a CET tem concentrado alguns tipos de fiscalização que anteriormente não era feita. “Quando a prefeitura começa a focar em um tipo de irregularidade o reflexo é logo sentido na quantidade de multas. Com o desrespeito ao ciclista não foi diferente. Desde a criação do programa de proteção, as multas não pararam de crescer”, afirma Figueira.

 

Leia também:

Bike na Batata: festa de lançamento do bicicletário do Largo da Batata 

Em São Paulo, buracos na calçada deixam pedestres em perigo 

Datafolha diz que 49% defendem rodízio estendido de veículos em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário