Número de bicicletas supera o de carros e motos em Feijó (AC)

'Na minha casa são cinco pessoas e cinco bicicletas', diz professor. O relevo plano do município facilita a locomoção dos moradores

Notícias
 

Fonte: G1 AC  |  Autor: Vanísia Nery  |  Postado em: 19 de agosto de 2014

Ciretran diz que 75% da frota de transporte em Fei

75% da frota de transporte em Feijó é composta por bikes

créditos: Vanísia Nery/ G1

 

O município de Feijó (AC), localizado a 366 quilômetros de Rio Branco (AC), tem a bicicleta como principal meio de transporte. Com uma população de pouco mais de 32 mil habitantes, a pequena cidade conta com dez mil bicicletas, segundo estimativa da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O número é superior à frota de veículos que até julho de 2013 era de 2.180, entre carros, motos, ônibus e caminhões.

 

O relevo plano do município facilita a locomoção dos moradores, sendo esse um dos principais fatores para a escolha do meio de transporte simples, barato e que ajuda a população a se deslocar  para qualquer lugar sem precisar ter custos com gasolina. A curta distância entre os locais da cidade e a facilidade do transporte fizeram com que o professor Manoel Ferreira de Souza, de 54 anos, optasse pela "magrela". Ele conta que desde jovem utiliza o meio para se locomover para qualquer local.

 

O professor Manoel Ferreira de Souza diz que costuma ir de bicicleta para qualquer lugar  (Foto: Vanísia Nery/ G1)O professor Manoel Ferreira de Souza diz que costuma ir de bicicleta para qualquer lugar (Foto: Vanísia Nery/ G1)

 

“Além de ser tudo perto, as ruas aqui não têm muitas ladeiras, é tudo plano, então não precisa comprar moto, carro, se temos bicicleta. Eu trabalho na Secretaria de Educação, pertinho da minha casa  e vou e volto assim todo dia. Na minha casa são cinco pessoas e cinco bicicletas, uma para cada um. E a gente ainda aproveita para fazer exercício”, contou o morador de Feijó.

 

Quem aproveita para faturar com a situação são os proprietários de oficinas e donos de autopeças para bicicletas. O município conta com aproximadamente dez pontos de venda, além de outras lojas. José Carlos Pereira de Lima, é um dos vendedores do local e relatou que o ramo é um ótimo meio para conseguir renda.

 

“Todo dia a gente vende bicicleta, em Feijó isso dá dinheiro e é um dinheiro limpo, aqui é o município do Acre que mais vende bicicleta, além de Tarauacá (AC). Quem não tem bicicleta aqui é muito difícil, mesmo quem tem carro costuma também ter bicicleta. Aqui a meninada, a partir de 10 anos, já tem que ter a sua. A gente tanto vende, como faz manutenção de peças”, disse o vendedor.

 

Moradores optam pela bicicleta pela facilidade e economia que o transporte oferece (Foto: Vanísia Nery/ G1)Moradores optam pela bicicleta pela facilidade e economia que o transporte oferece (Foto: Vanísia Nery/ G1)

 

É comum encontrar ciclistas trafegando pelas ruas de Feijó. Para ir trabalhar, estudar, passear, fazer compras, para quase tudo a bicicleta é utilizada. Na frente das lojas, nos mercados, dos restaurantes, das instituições públicas do município o que não pode faltar são estacionamentos para elas. De acordo com o gerente da 3ª Ciretran  José Clávio Domingos, a estimativa é que 75% do transporte de Feijó seja realizado por meio de bicicleta.

 

Leia também:

Em Indaiatuba (SP), número de bicicletas supera a frota de carros 

Alemanha adota plano de mobilidade urbana que prioriza uso de bicicletas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário