Governos federal e estadual autorizam início das obras do metrô no ABCD

Cerimônia ocorre nesta sexta com participação de prefeitos e ministra Miriam Belchior

Notícias
 

Fonte: ABCD Maior  |  Autor: Gislayne Jacinto  |  Postado em: 22 de agosto de 2014

Metrô chegará ao ABCD após muita espera

Metrô chegará ao ABCD após muita espera

créditos: Guilherme Lara Campos/GESP

 

Os governos estadual e federal assinam nesta sexta-feira (22) contrato com o Consórcio de empresas que construirá a linha 18-bronze do metrô, que ligará as estações Tamanduateí, na Capital, a São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também participarão do evento. Após a assinatura do contrato, a previsão é que as obras tenham início em dois meses.

 

Financiamento

Os prefeitos das três cidades – Luiz Marinho (PT), Carlos Grana (PT) e Paulo Pinheiro (PMDB) já confirmaram presença na cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, às 10h.  

 

A projeto terá verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), assim como do governo do Estado de São Paulo. A licitação, vencida pelo grupo ABC Integrado, prevê investimento de R$ 4,2 bilhões. Para acelerar a vinda do Metrô para o ABCD, a prefeitura de São Bernardo chegou a investir, com verba dos cofres municipais, R$ 1,3 milhão para a elaboração do projeto funcional.

 

Em sua primeira fase, a linha 18-Bronze terá 14,9 quilômetros de extensão, 13 estações e transportará aproximadamente 314 mil passageiros por dia, informou o Ministério do Planejamento, por meio de nota.

 

Atraso

O monotrilho na Região contará com 26 trens, um pátio, três terminais de integração e um estacionamento para trens ao longo da linha.


A licitação para a construção do metrô no ABCD esteve envolvida em imbróglio jurídico, após o edital foi impugnado no TCE (Tribunal de Contas do Estado) devido a solicitação de uma das empresas interessadas. O processo licitatório só foi destravado em julho deste ano.

 

Leia também:

Prefeitura de Guarulhos cobra extensão da Linha 2 do Metrô e da Linha 13 da CPTM 

Paradas do corredor ABD ganham placas com código QR 

ABC Paulista receberá investimentos para mobilidade urbana  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário