Ônibus do programa "Acesso", em Curitiba, ganham mais espaço para cadeirantes

Implantado em março de 2013 pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o programa visa ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência no município

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Secretaria Municipal de Comunicação Social  |  Postado em: 14 de outubro de 2014

Interior do veículo do programa Acesso

Interior do veículo do programa Acesso

créditos: Cesar Brustolin/SMCS

 

Os nove micro-ônibus do Programa Acesso – Transporte Especial estão sendo reformados e terão o número de vagas para usuários de cadeiras de rodas ampliado de três para sete por veículo. De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que gerencia o programa, 70% dos usuários utilizam a cadeira de rodas. O primeiro micro-ônibus reformado, que atende a Regional Bairro Novo, foi entregue nesta segunda (13).

 

Toda a frota estará com as vagas ampliadas em um prazo de 90 dias. Com isso, a expectativa é que o Programa Acesso dobre a sua capacidade de atendimento mensal, podendo chegar a pouco mais de 2.600.

 

O superintendente da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Alcides Marton da Silva, explica que quando o programa foi implantado não havia informações que mostrassem a demanda exata de pessoas com cadeira de rodas. "Com o programa em pleno funcionamento fomos detectando as melhorias que poderiam ser feitas", explica.

 

Alexandre Cordeiro, de 20 anos, usa o serviço do micro-ônibus da Regional Bairro Novo duas vezes por semana para ir a sessões de fisioterapia. “É muito bom e agora ficou melhor com mais vagas para nós, que usamos cadeira de rodas”, afirma.

 

Implantado em março de 2013 pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Programa Acesso, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Fundação de Ação Social (FAS), Urbanização de Curitiba (Urbs) e administrações regionais, alcançou abrangência e bons resultados. Neste ano, até setembro, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos, atendendo 642 usuários.

 

O programa amplia a mobilidade de pessoas com deficiência, que devido às especificidades de seu quadro e às barreiras vivenciadas, não têm as condições necessárias para se locomover em outros meios de transporte público. O Acesso foi criado para essas pessoas e garante um transporte seguro, dentro do limite urbano do município de Curitiba.

 

O serviço é gratuito e funciona porta a porta: apanha a pessoa com deficiência em sua casa, conduz até o serviço de que ela necessita e a deixa em casa quando o atendimento tiver terminado. Para usar, é preciso se cadastrar nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), comprovando renda per capita de um salário mínimo e apresentando laudo médico recente que comprove a deficiência. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas. O agendamento deve ser feito nas administrações regionais.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário