São Paulo teria 280 km de corredores de trólebus

Livro publicado em 1979 apontava a construção de 280km de corredores para trólebus, dos quais apenas poucas linhas saíram do papel

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 15 de outubro de 2014

Divulgado na pag Defesa do Trólebus no facebook

Mapa divulgado na página Defesa do Trólebus no facebook

créditos: CMTC

 

A cidade de São Paulo já projetou corredores de trólebus aos montes.  Mas, como de praxe o projeto não foi levado a diante. Um mapa desta rede que poderia estar em funcionamento em tempos que se promete 400 km de BRT (Bus Rapid Transit) até 2020, foi divulgado na página “Defesa do Trólebus” no facebook.

 

O mapa retrata planos para São Paulo em 1979, e foi extraído do livro “São Paulo – A Cidade – O Habitante – A Administração”, publicado na gestão do prefeito Olavo Setubal. É divido em 4 etapas, e contempla cidades da região metropolitana de São Paulo, como Osasco, Taboão da Serra, e o ABC.

 

Do que efetivamente saiu do papel estão o Corredor São Mateus – Jabaquara, os eixos Celso Garcia, Penha e São Mateus, e o corredor da Avenida Paes de Barros. Outros trechos foram implantados, porém desativados, como o Corredor Santo Amaro-Nove de Julho e Casa Verde. Do que sobrou deste projeto, o corredor São Mateus-Jabaquara possuí altos índices de satisfação por parte dos passageiros.

 

Ao contrário do plano de Olavo Setubal, o sistema trólebus evoluiu e hoje a industrial nacional fabrica veículos com tração autônoma para eventuais panes elétricas. As caraterísticas dos trólebus em corredores exclusivos são ressaltadas, como a aceleração constante, e frenagens suaves. Além do mais, pisos mais uniformes reduzem muito o transtorno de escape das alavancas.

 

O trólebus é um veículo ecológico, e teve sua frota ampliada nos últimos anos em vários países do continente europeu.

 

Leia também:

Monotrilho ou VLT? A discussão volta à tona

Professor da USP defende VLT no lugar do Minhocão

Novo bonde chega a Santa Teresa no Rio

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário