Avenidas para pessoas, não para máquinas

Polêmica sobre ciclovia na avenida mais famosa de São Paulo aquece debate sobre o uso do espaço público nas cidades brasileiras. Leia o Editorial nº 136 do Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 06 de novembro de 2014

Avenidas para pessoas, não para máquinas

Projeto Nova Paulista, de 1967

créditos: Figueiredo Ferraz


Em seu blog Pé de Igualdade, a arquiteta Meli Malatesta dedica um texto às observações do escritor Álvares de Azevedo sobre a cidade de São Paulo por volta dos anos 1840. "As calçadas do inferno são mil vezes melhores", dizia o poeta romântico no período em que estudava na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. 


Graças ao café, e depois, à indústria, a cidade enriqueceu e chegou a ter uma urbanização bem consolidada, incluindo as calçadas, que foram inteiramente renovadas a partir dos anos 1860. E basta rever as fotos da cidade na virada do século para confirmar essa evolução positiva, que teve um marco na criação da avenida Paulista e durou até os anos 1950. A partir daí, com a expansão da área urbanizada e o aumento da frota de automóveis e ônibus, os pedestres foram perdendo prestígio e as calçadas reduzidas, abandonadas ou simplesmente eliminadas. Tudo para abrir mais espaço ao tráfego motorizado  e facilitar a entrada e saída dos carros nos imóveis. E o que era calçada se tornou rampa de garagem.


O fenômeno repetiu-se, com maior ou menor intensidade, em todas as grandes cidades do país, transformando o caminhar numa aventura arriscada, quase um rally urbano a pé. O resultado foi o abandono das ruas e o crescimento do uso do carro, mesmo para pequenos trajetos, num cíclo que entupiu as ruas de veículos e acelerou mais ainda a degradação urbana. Um ciclo vicioso.

Há duas semanas a cidade está debatendo a proposta de implantar uma ciclovia na velha Paulista, via relativamente bem sinalizada, com calçadas nota 9, segundo o Levantamento Calçadas do Brasil. Mas, pedalar ali é mesmo uma tarefa dura e arriscada, o que explica a invasão de bikes pelas calçadas, um compartilhamento forçado do espaço público para preservar a vida de quem usa a bicicleta.
 

Hoje 75% do espaço da avenida é dedicado a pistas para carros. Além disso, o sistema de tráfego conta com duas vias paralelas de mão única, cada uma delas com mais três pistas. No total, são 12 pistas exclusivas para automóveis no corredor da Paulista. E nenhuma para bicicletas.
 

Proposta da TC Urbes para uma Av. Paulista mais humana, de deslocamentos mais eficientes e, sobretudo, mais segura
Proposta do arquiteto Ricardo Correa (TC Urbes) para a Paulista: ônibus à esquerda e ciclovia à direira


Semana passada, o portal Uol publicou um texto do jornalista Wellington Ramalhoso que lembra o projeto de transformação da avenida em um boulevard de tráfego leve, com prioridade para os pedestres, lá anos 1970. O projeto era assinado pelo engenheiro Figueiredo Ferraz e pelo arquiteto Nadir Mezerani. A proposta, chamada Nova Paulista, sofreu forte oposição e foi executada em um trecho de apenas cem metros. 

Passados mais de 40 anos, com metrô no subsolo e sempre repleta de pedestres, a Paulista parece lembrar e reiterar sua vocação de local de convivência e passeio. E pede mudanças: ciclovias, pistas para transporte coletivo, calçadas bem mantidas e árvores, muitas árvores, para nos proteger do calor e conservar os ciclos naturais da água.
 

E onde se lê Paulista, leia-se qualquer grande avenida do Brasil.



Leia também:


Ciclovia na Av. Paulista: que venha com urgência, para salvar vidas!

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário