A violência no trânsito em Barueri e Santana de Parnaíba alcançou níveis elevados no primeiro trimestre deste ano, conforme índices divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Agora, o mapa da criminalidade apresenta todo tipo de ocorrência e é dividido por municípios. Então, é possível traçar um perfil das cidades.
Na região, embora haja registro de homicídios, roubos, estupros, as ocorrências de lesão corporal culposa por acidente de trânsito são as que mais chamam a atenção. Foram 293 em Barueri e 83 em Parnaíba. Uma média de 125,33 acidentes por mês ou mais de quatro por dia. Dentre esses acidentes, 12 fizeram vítimas fatais, sendo 9 em Barueri e 3 em Parnaíba.
O coordenador de Trânsito da Prefeitura de Barueri, coronel Edson Orrin, explica que no primeiro trimestre deste ano houve um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2010, com relação aos índices de lesão corporal culposa. “O número de acidentes, no mesmo período, teve uma elevação de 5%”, disse.
Os números, de acordo com Orrin, são justificados pela alta também no número de veículos que circulam nas vias públicas. Em 2010, Alphaville tinha uma frota circulante de aproximadamente 60 mil veículos/dia, além da frota da própria cidade, que chegava a 111 mil veículos. Somando os que circulam pela região central de Barueri, que é de 15 mil, a cidade atingia uma frota circulante de 186 mil carros. Em 2011, esse número saltou para 221 mil veículos, sendo 70 mil em Alphaville, 20 mil no centro e a frota local, de 131 mil.
“Tivemos um aumento de 16% ao todo e de 15% somente em Alphaville. É natural que essa elevação também se reflita nos acidentes”, diz.
Não dá para culpar apenas a elevação no número de veículos nas ruas. Também é preciso computar a imprudência, os abusos e a desatenção, elementos que interferem e muito na rotina do trânsito, já que muitos motoristas não têm paciência, desrespeitam as leis e outros simplesmente esquecem que estão dividindo as vias públicas com outros.
Para tentar reduzir os índices ou mantê-los sob controle, a Prefeitura de Barueri dará continuidade às atividades, como a fiscalização com os agentes de trânsito e o desenvolvimento de campanhas de conscientização em parceria com a AREA (Associação Residencial e Empresarial Alphaville).
Santana de Parnaíba também dá atenção especial ao trânsito. Recentemente, a prefeitura decidiu implantar semáforos para organizar o fluxo em alguns pontos de entroncamento. Na cidade também há fiscalização por agentes de trânsito e por guardas municipais.
Índices
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo iniciou a divulgação de dados estatísticos mensais sobre a criminalidade em todo o estado. A medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 23 de março, e inclui, além da mudança na periodicidade, a publicação dos dados por estado, área, município e unidade policial, incluindo delegacias especializadas. Os índices também serão divulgados trimestralmente.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, a modificação na divulgação das estatísticas vinha sendo estudada havia algum tempo, já que era uma reivindicação antiga da imprensa. "Chegou o momento certo para fazer as modificações", ponderou. O secretário também adiantou que, "mais adiante, teremos condições de fazer a divulgação por bairros". E acredita que a mudança será positiva, pois haverá mais cobrança: "Vamos exigir mais das polícias para melhorar, ainda mais, a prestação de serviços à sociedade".