Com bike elétrica ou normal, Europa estimula uso da "magrela" nas ruas

Além de oferecer vários pontos de retirada e entrega das bicicletas, as mesmas são disponibilizadas mediante anuidade acessível à população

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Fonte: Globo Esporte  |  Autor: Turibio de Barros  |  Postado em: 15 de janeiro de 2015

Em Madrid, as bicicletas tem sistema elétrico de a

Em Madrid, as bicicletas tem sistema elétrico

créditos: Reprodução

 

O uso da bicicleta como meio de transporte tem sido um enorme desafio nas grandes cidades. Em visita recente a duas grandes capitais da Europa, Paris (França) e Madrid (Espanha), pudemos verificar como o poder público municipal tem estimulado a bike, principalmente nos centros das cidades.

 

Além de oferecer vários pontos de retirada e entrega de bicicletas, as mesmas sâo oferecidas mediante uma anuidade muito acessível, além de serem mantidas em excelente estado de conservação. Outra constatação é que os pontos de bicicletas são perfeitamente integrados com os sistemas de transporte coletivo como ônibus e metrô. Isso possibilita ao usuário traçar sua rota de deslocamento diário combinando o uso da bicicleta com o transporte coletivo.

 

O que observamos também em Madrid é que as bicicletas oferecidas pela prefeitura são dotadas de um sistema elétrico de auxílio para enfrentar os aclives, pois ao contrário de Paris que é uma cidade muito plana, Madrid tem muitas subidas e descidas, o que tornaria o uso da bicicleta muito restrito aos indivíduos de melhor aptidão física.

 

Como podemos observar na foto, as bicicletas ficam em pontos de abastecimento de rede elétrica, a qual carrega uma bateria que alimenta o motor de auxílio ao pedal, o qual funciona quando a exigência é maior nos aclives mais acentuados, tornando assim o uso da bicicleta acessível a um número muito maior de usuários.

 

A anuidade que os usuários contratam para uso ilimitado das bicicletas é em torno de 20 euros, o que significa em torno de 65 reais, ou seja, pouco mais de 5 reais por mês. Esta é uma idéia que seria muito bem vinda em nossas capitais, principalmente em São Paulo onde a prefeitura tem destinado vários quilômetros de vias publicas para faixas de ciclovias.

 

São Paulo tem assim como Madrid uma topografia muito acidentada, o que inviabiliza para muitos potenciais usuários a bicicleta como meio de transporte diário. Com auxílio de motor alimentado por bateria, a bike certamente tornaria o seu uso muito mais “democrático”, potencializando o uso das ciclovias que se espalharam pela cidade.

 

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