Teresina: plano diretor inclui bike, calçadas e até arborização

Plano de mobilidade da capital do Piauí prioriza meios leves de transporte e projeto de VLT

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 26 de fevereiro de 2015


Com cerca de 850 mil habitantes, a capital do Piauí já tem um plano diretor de mobilidade urbana. Agora a cidade está desenhando sua mobilidade com uma série de planos diretores que priorizam as formas leves e sustentáveis de transporte, explicou a secretária Planejamento Urbano da Prefeitura de Teresina, Constance Jacob. Os documentos complementam o plano diretor, elaborado em 2008, ainda na gestão anterior da prefeitura. "Teresina é uma cidade de grandes contrastes sociais e econômicos, exigindo ações que atendam à toda a população e não apenas a quem anda de automóvel", explicou Constance. Daí, a opção da municipalidade em priorizar planos de ciclovias, calçadas e de arborização urbana. O objetivo, segundo a secretária, é melhorar as condições de circulação para pedestres e ciclistas, que são muitos na cidade, mas que não contavam com infraestrutura adequada. 

 

Dessa constatação nasceu o Plano Diretor Cicloviário, trabalho que está sendo elaborado em conjunto com a empresa TC Urbes. A ideia é ampliar os cerca de 30 km de ciclovias existentes na capital piauiense e conectar as novas ciclovias numa rede que permita - de fato - a mobilidade com bicicleta. Outra proposta, o Plano Diretor de Arborização, pretende aumentar a proteção vegetal na cidade, que tem altas temperaturas durante o ano inteiro, especialmente para quem caminha ou pedala. Por fim, a secretária Constance Jacob destaca o Plano Diretor de Calçadas, documento que pretende impulsionar a construção e reforma de calçadas acessíveis nos principais corredores de mobilidade de Teresina.

A cidade já tem um metrô de superfície com cerca de 13,5 km de extensão, que funciona com trens díesel, mas neste mês de fevereiro o governo federal anunciou a liberação de R$ 611 milhões para ampliar o sistema de transporte sobre trilhos, com a implantação de uma linha de VLT.

 

Veja o Plano Diretor de Mobilidade de Teresina no site da prefeitura 

 

Veja como estão os Planos Diretores de Mobilidade em algumas cidades:

 
Veja também a página do Ministério das Cidades com informações sobre diretrizes para os Planos Diretores de Mobilidade Urbana



*Colaboraram Du Dias, Regina Rocha e Yuriê César

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário