O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participou nesta sexta-feira (28) da apresentação de um plano que traça diretrizes para o desenvolvimento da cidade nos próximos 30 anos. Chamado Plano SP 2040 – a cidade que queremos, o programa busca orientar uma transformação no espaço de São Paulo que resulte em melhorias para a população e reforce a importância da cidade no Brasil e na América Latina.
Na apresentação, acompanhada por engenheiros, arquitetos e urbanistas, o prefeito afirmou que o plano “simboliza a definição do futuro da cidade de São Paulo que precisa de planejamento em longo prazo”.
- Até o momento, não tínhamos discussões desse caráter. Agora podemos pensar na cidade de hoje e na de amanhã. Estamos falando de intervenções como as Operações Urbanas e o Projeto Nova Luz, por exemplo. São projeções para melhorar a qualidade de vida das gerações futuras.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o plano é dividido em quatro eixos estratégicos: Desenvolvimento Urbano, Coesão Social, Melhora Ambiental, Mobilidade e Oportunidade de Negócios.
No eixo mobilidade, por exemplo, o plano tem como objetivo “aproximar as pessoas das oportunidades e das suas atividades cotidianas”. Entretanto, ainda não há definições de como isso será feito.
Os cidadãos podem participar opinando no plano, através do endereço http://sp2040.net.br/participe/. Serão realizadas também oficinas públicas nas subprefeituras, quando os moradores do local poderão opinar sobre as iniciativas do plano.
Mais notícias sobre São Paulo-SP:
'Multa tripla' por calçada passa a valer
Ministério Público investiga lotação no metrô de SP
São Paulo terá em breve uma nova ciclovia
Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP