Insatisfação com transporte público cresce em São Paulo, diz pesquisa

Mais de 60% dos passageiros não aprovam os ônibus da capital. Avaliação 'excelente ou boa' do metrô caiu de 92% para 65% em 10 anos

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Bruna Vieira  |  Postado em: 24 de agosto de 2015

Trens lotados: rotina no metrô e CPTM irrita usuár

Trens lotados: rotina no metrô e CPTM irrita usuário

créditos: Sardinha Express

 

 

Um levantamento com os passageiros do transporte público de São Paulo indicou que a insatisfação cresceu, e muito, nos últimos dez anos. Isso por causa de superlotação e demora. Metrô, trens e ônibus: todos caíram no levantamento feito pela Associação Nacional de Transportes Públicos nos últimos dez anos. A pesquisa também traz os motivos da insatisfação. A reportagem é de Bruna Vieira.

 

O metrô piorou muito para quem participou da pesquisa: o número de pessoas que achavam esse transporte excelente ou bom caiu de 92%, em 2004, para 65%, em 2014.

 

Nas ruas de São Paulo, muito passageiro engrossa o coro. “Quem pega metrô diariamente vê que ele todo dia dá problema, ele tem lentidão. Às vezes você fica dez minutos de uma estação para outra”, diz a estudante Monica Tororetti. 

 

“Você pode esperar cinco metrôs, no quinto que você pegar vai estar lotado, porque é muita gente para muito pouco metrô”, reclama o músico Igor de Paula Rios.

 

Gente que se queixa não só de atraso e trens superlotados, mas da demora para se construir mais linhas. “Tanto a quilometragem que ele abrange quanto a quantidade de trens para população, que é muito grande”, diz o técnico de PABX Vitor das Neves.

 

A estudante Carolina Francisco discorda: “O sistema em si do metrô eu acho bom. Me atende, tem as regiões que eu preciso, pelo menos todas elas têm uma estação próxima, então para mim é ótimo”.

 

A satisfação do público com o transporte da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, também caiu: de 60 para 40%.

 

O governo de São Paulo questiona o estudo e diz que pesquisas próprias mostram que cresceu a aprovação dos passageiros. “O caminho é expandir a rede, porque com isso você passa a ter uma sinergia melhor e uma rede mais integrada, então por isso nós estamos em obra com cinco linhas de metrô simultâneas”, afirma o governador, Geraldo Alckmin.

 

O campeão de reclamações, o transporte público mais mal avaliado na capital paulista, foi o ônibus. De todos os tipos de condução, é o que traz a pior marca da última década. Mais de 60% das pessoas ouvidas pela pesquisa não aprovaram esse transporte.

 

“Eu acho que está muito caro porque a gente anda com os ônibus muito cheios”, diz a garçonete Edna Maria de Araújo.

 

O estudo também apontou isso. Quando se trata de ônibus municipal, apenas 19% acharam que a tarifa cobrada vale o serviço.

 

A pesquisa é contestada pela prefeitura de São Paulo. “O que nós estamos sentindo é que tem melhorado cada vez mais. Não significa que a gente está contente, ao contrário. Estamos buscando novas melhorias para alcançar uma qualidade adequada”, defende o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

 

“Enquanto nós não temos essa rede completa de metrô e trem em São Paulo, o sistema de ônibus está tentando suprir a necessidade desse transporte massivo. E até hoje os investimentos são muito incipientes no sistema de transporte por ônibus”, afirma o engenheiro civil especialista em transporte Humberto Pullin.

 

A pesquisa foi feita em setembro do ano passado, com 3,3 mil passageiros de ônibus, trem e metrô. A SPTrans, empresa de transporte de ônibus de São Paulo, disse que novas faixas exclusivas aumentaram a velocidade média dos ônibus de 15 para 21 quilômetros por hora. E que implantou 151 linhas de ônibus que funcionam da 0h às 4h, suprindo a rede ferroviária e metroviária. E realmente há obras de metrô em São Paulo, o monotrilho também para fazer essa maior interligação, mas muitas paradas e outras atrasadas.

 

Leia também:

A partir desta segunda-feira, vias de São Paulo terão velocidade máxima reduzida 

Haddad, cadê a educação para evitar mortes no trânsito? 

Cidadeapé publica carta aberta sobre atropelamentos em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário