Pedras do caminho*

Ou, como transformar as pedras do caminho em caminho das pedras. Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 186 do Mobilize Brasil

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 05 de novembro de 2015

Pawel Kuczynski
créditos: Pawel Kuczynski


Qualquer motorista de táxi de qualquer grande cidade já sabe: não adianta alargar as ruas, abrir novas avenidas, ou construir grandes elevados. Em pouco tempo, os novos espaços viários estarão tomados por mais e mais carros. 


Os primeiros sintomas desse estranho fenômeno foram notados em Nova York já nos anos 1940 e logo depois na Inglaterra, mas somente no final do século 20 os pesquisadores conseguiram compreender o processo: há sempre uma demanda reprimida de motoristas que gostariam de circular com seus carros, mas que não o fazem por causa dos congestionamentos. Os especialistas calcularam que nos Estados Unidos essa demanda esteja em cerca de 30% do tráfego em circulação. Os dados constam do livro "Suburban Nation: The Rise of Sprawl and the Decline of the American Dream", de Andres Duany, Elizabeth Plater-Zyberk e Speck Jeff.


Esse é um dos pontos que discutimos hoje (5) no Seminário de Engenharia da Mobilidade, em Itabira-MG, com estudantes e professores da Unifei. No encontro, tentamos mostrar aos futuros engenheiros que o grande desafio da mobilidade urbana no século 21 é encontrar, projetar e construir alternativas ao transporte individual motorizado.  Tudo disso, sem desfigurar as cidades, sem repetir os excessos cometidos pela cadeia produtiva carro-petróleo-construção civil, que transformou o meio urbano em espaço de disputa, de competição, tal como afirma o engenheiro Lúcio Gregori.


Felizmente, a sociedade brasileira tem se mobilizado para buscar alternativas. Um belo exemplo foi dado durante o Fórum Nordestino da Bicicleta, que aconteceu no último final de semana em Recife-PE. Lá a conversa foi bem além das bikes e avançou para a integração do ciclotransporte aos trens, metrôs, ônibus e barcas, além de discutir a melhoria das condições de circulação também para pedestres. 


Afinal, caminhar ainda é uma atividade heróica nas cidades do país e por isso, entre os dias 25 e 28 de novembro, a ANTP realiza em São Paulo o seminário Cidades a Pé, evento que vai reunir especialistas de várias partes do mundo para tratar desse tema de aparência quase simplória: como estimular as pessoas a colocar de novo os pés no chão?


Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil


*Referência ao poema No meio do caminho, de Carlos Drumond de Andrade, nascido em Itabira-MG


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