Governo de Portugal quer criar 'passe família' para o transporte público

Outras propostas governamentais para incentivar a mobilidade urbana em solo luso são bilhetes especiais, descontos no metrô e no ônibus e plano cicloviário

Notícias
 

Fonte: Diário Digital  |  Autor: Diário Digital/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 19 de janeiro de 2016

Ônibus elétrico que circula em Lisboa

Ônibus elétrico que circula em Lisboa

créditos: Reprodução

 

Com o objetivo de estimular um maior uso dos transportes públicos em Portugal, o governo daquele país pretende criar um 'passe família' para os transportes públicos urbanos, além de bilhetes especiais para grupos de cinco ou mais pessoas. 

 

Segundo a agência Lusa de notícias, que teve acesso ao documento governamental, o executivo pretende ainda reforçar e uniformizar os descontos em transportes públicos para estudantes com idade até 25 anos.

 

Cartão e bicicleta

Outra proposta levantada neste documento é para a criação de um sistema universal e integrado de pagamento do transporte, por meio de um “Cartão da Mobilidade”. Com ele, o cidadão teria acesso a todos os serviços de transportes públicos, além de estacionamento, pedágio, aluguel de veículos compartilhados e carregamento de veículos elétricos.

 

Todas estas propostas tem como objetivo promover modelos de mobilidade urbana que permitam reduzir o tráfego de automóveis e ajudem no combate à poluição. Assim, o governo português também destaca a mobilidade com bicicleta, que deverá ser estimulada, prometem as autoridades. O documento cita, nesse sentido, a proposta de um plano para a construção de infraestruturas cicláveis voltadas tanto à mobilidade urbana como à prática esportiva e atividades de turismo e lazer.

 

Além disso, acrescenta o documento, a meta é também facilitar o transporte de bicicletas nos ônibus e no metrô.

 

Leia também:   

Em Portugal, município de Guimarães quer alunos de bike na ida à escola

Carros elétricos, bicicletas e teletrabalho: o programa de Portugal para o funcionalismo 

A ponte não é uma mera passagem


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário