Em Portugal, município de Guimarães quer alunos de bike na ida à escola

Programa Eco-escolas tem como objetivo contribuir para uma mobilidade mais segura e inclusiva, e ajudar o município a vir a ser a "Capital Verde Europeia 2020"

Notícias
 

Fonte: Correio do Minho  |  Autor: Correio do Minho  |  Postado em: 11 de novembro de 2015

Município quer incentivar bicicleta no caminho cas

Cidade quer incentivar bicicleta no caminho casa-escola

créditos: Blog do Minho

 

O município de Guimarães recebeu esta semana, das mãos de vários alunos das escolas da região, o documento da ‘Rota dos 20’. Trata-se de uma iniciativa do programa Eco-escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, que tem como finalidade contribuir para uma mobilidade mais segura e inclusiva. Amadeu Portilha, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, lembrou que este pode ser uma grande contribuição para uma das grandes apostas da autarquia, que é da ser Capital Verde Europeia em 2020.

 

“É mais uma ferramenta que nós estamos a utilizar no sentido de concretizar um objectivo essencial de Guimarães. Nós traçamos como desígnio apresentar uma candidatura a Capital Verde Europeia. Temos a noção clara que será muito difícil sermos Capital Verde Europeia se não construirmos um história de sucesso que mostre à Europa que em Guimarães há vontade política e comunitária de mudar o paradigma ambiental”, disse Amadeu Portilha.

 

Para que isso aconteça, explicou o vice-presidente, é preciso mudar mentalidades “induzindo nas crianças esta consciência para as questões do ambiente. Toda a nossa ação até 2017 será muito focada em medidas de sensibilização e de formação ambiental nas escolas”.

 

Na prática, o programa ‘Rota dos 20’ incentiva os alunos das escolas da região a fazerem o trajeto entre a casa e a escola, e vice-versa, a pé (caminhando em grupo) ou de bicicleta. “Podem criar rotas entre a sua casa e a escola, onde vão apanhando colegas”, acrescentou Amadeu Portilha. Nesta ação implica também a intervenção da câmara que, assegurou o vice- presidente, “já está a fazer um estudo muito meticuloso sobre a possibilidade de, a curto ou médio prazo, conseguirmos introduzir em todos os percursos à volta das escolas, zonas onde a velocidade máxima será de 30 km por hora.”

 

Medida pretende dar mais segurança a alunos e pais

O vice-presidente da autarquia vimaranense apelou aos alunos presentes para que usem cada vez mais a bicicleta nas deslocações de e para a escola, e assegurou que esta mensagem está sendo bem acolhida pela comundidade escolar. “Vamos lançar agora em janeiro o Educabicla, um projeto para o uso da bicicleta em Guimarães. É este grupo novo que, com pequenos comportamentos, vai começar a mudar as mentalidades, e temos recebido uma boa adesão às atividades propostas”, destacou Amadeu Portilha.

 

A cidade de Guimarães foi distinguida recentemente com o título ‘ECOXXI 2015’, atribuído a municipios sustentáveis. Foram considerados 21 indicadores sobres boas práticas, políticas e ações ambientais, tais como limpeza urbana, coleta de resíduos, reciclagem, água, participação ativa, conservação da natureza, educação ambiental, mobilidade, energia, turismo e ordenamento do território.

 

Leia também:

Edifícios residenciais e comerciais inauguram serviço de bicicleta compartilhada em SP 

"Quanto tempo você passa no ônibus, carro ou metrô todos os dias?" 

Londres terá ônibus elétrico de dois andares 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário