Portugal: governo anuncia construção de 8 mil km de ciclovias até 2030

Objetivo é aumentar sete vezes o total de deslocamentos por bicicleta no território nacional, e chegar a 7,5% de uso do modal, índice igual à média europeia atual

Notícias
 

Fonte: Expresso  |  Autor: Expresso/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 04 de julho de 2019

Meta é construir 10 mil km de ciclovias em Portuga

Meta é construir 10 mil km de ciclovias em Portugal até 2030

créditos: TR/ Reprodução

Foi aprovada nesta quinta-feira (4), pelo governo de Portugal, a "Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (Enmac)", que prevê a construção de 8 mil km de malha cicloviária no país até 2030. Este número deve somar aos atuais 2 mil km existentes, e chegar ao total de 10 mil km de vias exclusivas para bicicletas nesse prazo em todo o território. 

 

O governo anunciou que buscará várias iniciativas de investimento para viabilizar o audacioso plano, utilizando inclusive 300 milhões de euros do programa Portugal Ciclável.

 

Aprovado em reunião do conselho de ministros, a Estratégia prevê ainda a promoção do uso da bicicleta com a implementação de "mais de 50 medidas ao longo da próxima década, o investimento na construção de ciclovias e a aposta na mudança de hábitos dos portugueses", diz em nota o gabinete do ministro do Ambiente e da Transição Energética.

 

O objetivo de atingir 10 mil km em uma década revela a intenção das autoridades portuguesas de aumentar a porcentagem de deslocamentos com bicicleta no território nacional de 1% para 7,5%, índice que corresponde à atual média europeia. Com o aumento da infraestrutura cicloviária, a expectativa é reduzir para metade os acidentes nas ruas com peões (pedestres) e ciclistas.

 

Outras ações

Entre as principais medidas anunciadas, está a inclusão do ciclismo como matéria extracurricular do 1º ciclo ao curso secundário; a avaliação da cobertura estendida do seguro escolar para as viagens dos alunos entre casa e escola; o fomento de sistemas públicos de bicicletas compartilhadas; e a introdução de matéria específica nas escolas de condução, para consciencializar os futuros motoristas dos cuidados que devem ter com ciclistas e peões, elementos mais vulneráveis no trânsito.

 

Com o plano, o objetivo do governo é "reconhecer a bicicleta como uma peça fundamental da cadeia de mobilidade, cada vez mais acessível, diversificada, segura e adaptada às necessidades e trajetos da população", disseram. Também estão nas intenções proposta o aumento do uso da bicicleta para "aliviar os congestionamentos, reduzir o ruído urbano, diminuir as emissões e libertar o espaço público hoje ocupado pelos automóveis", defendeu o executivo.

 

A concretização da Estratégia 2020-2030 visa ainda "garantir os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal no domínio da sustentabilidade, dos quais se destaca o Acordo de Paris".

 

Leia também:
Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar em Portugal
Escola em Portugal oferece lanche para quem pedala
Ruas do Porto, em Portugal, fecharão um domingo ao mês para carros
Bicicleta é o meio de transporte que mais cresce em Portugal
Crianças pedalam de casa à escola num "comboio" conduzido por pais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Larissa Chatzoglou - 05 de Julho de 2019 às 08:40 Positivo 0 Negativo 0

O governo brasileiro podia se espelhar nas cidades europeias e começar a mudar a mente da população, iria diminuir a poluição, mortalidade por doenças geradas pelo sedentarismo e o trânsito. Exercício é vida em todos os sentidos!!!

Clique aqui e deixe seu comentário