Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar em Portugal

Governo do país europeu quer mudança comportamental desde a infância; e propõe incluir o aprender a pedalar como matéria no currículo do ensino básico já em 2020

Notícias
 

Fonte: TVI24  |  Autor: TVI24 / Mobilize (edição)  |  Postado em: 29 de março de 2019

Crianças portuguesas vão aprender a pedalar na esc

Crianças portuguesas vão aprender a pedalar na escola

créditos: Milénio Stadium/ DR

Em Portugal, aprender a pedalar é uma prática que passará a fazer parte da disciplina de educação física no currículo escolar do ensino básico, já a partir de 2020. Por trás dessa proposta, está a intenção do governo de que, em uma década, os portugueses estejam pedalando até quinze vezes mais do que hoje.

 

Pela proposta, que está disponível para consulta e discussão até o dia 28 de abril, os alunos do 1º ciclo vão aprender a pedalar dentro do ambiente escolar. Já no 2º e 3º ciclos e no secundário os jovens sairão de bicicleta para os ambientes abertos das ruas e ciclovias. 

 

Segundo o governo, um dos objetivos é chegar nos próximos anos aos 20% de mobilidade ativa, ou seja, tornar o caminhar e pedalar como importantes modos de deslocamento nas cidades. Isso porque Portugal ocupa a penúltima posição na União Europeia, quando o assunto é usar a bicicleta como principal meio de transporte.

 

Segurança

Entre os portugueses, existe a percepção de que o país ainda não é seguro para os ciclistas. Os dados da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) confirmam: em média, morrem nas cidades portuguesas 600 ciclistas por ano.

 

Para reduzir os acidentes com pedestres e ciclistas até 2030, o governo - por meio da Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa - propõe a construção de 10 mil km de ciclovias, além de aperfeiçoar o Código de Estrada e rever o Regulamento de Sinalização de Trânsito, entre outras medidas.

 

Leia também:
Crianças farão avaliações de caminhabilidade em SP
Cidade turca dá bicicleta a crianças, para se tornar mais sustentável
Crianças do 5º ano estudam mobilidade urbana em SP
Crianças pedalam de casa à escola num "comboio" conduzido por pais
A pé para escola: uma campanha global pela mobilidade ativa
De bike para a escola, em Brasília-DF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Fabrício Meneses - 04 de Junho de 2023 às 16:52 Positivo 0 Negativo 0

Sensacional, exemplo a ser seguido, assim que se forma um bom cidadão no trânsito e um ser humano melhor. A educação é um processo, começar na escola e desde pequeno é essencial. Parabéns Portugal.

Odeise - 14 de Fevereiro de 2020 às 15:45 Positivo 0 Negativo 0

Ótima iniciativa. Além de praticar exercícios pro corpo a poluição ambiental ser zero.

wagner martins da costa - 14 de Abril de 2019 às 05:43 Positivo 0 Negativo 0

Maravilha! Oriento crianças ao ciclismo. Contem comigo, e parabéns pela ação.

Clique aqui e deixe seu comentário