Buenos Aires investe em plano de mobilidade urbana sustentável

Diretora do departamento de transporte da capital argentina fala do BRT Metrobus, de ciclovias, e de como Buenos Aires vem se tornando uma cidade para pessoas

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Aloha Boeck  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2016

Metrobus, sistema de BRT com 50,5 km de extensão e

Metrobus, sistema de BRT com 50,5 km de extensão em B. Aires

créditos: Governo de Buenos Aires/ Divulgação

 

Nos últimos anos, Buenos Aires, capital da Argentina, passou a investir em um plano de mobilidade urbana sustentável. Com ruas redesenhadas e novos sistemas de transporte, a cidade está cada vez mais pensada para as pessoas. Quem garante isso é Paula Bisiau, diretora de Mobilidade Sustentável do Departamento de Transporte de Buenos Aires, que em passagem pelo Brasil para participar de um seminário, apresentou dados relevantes sobre as mudanças realizadas naquela cidade.

 

A autora do blog Impresiones Urbanas declarou: “Durante os últimos oito anos, nos quais trabalhei no Departamento de Transportes de Buenos Aires, a pergunta que nos fazíamos era: em que cidade queremos viver? Queremos viver em cidades para pessoas. Não são soluções mágicas, todos temos que trabalhar e procurar uma forma juntos, pensando em nossa cidade, nossa identidade e nas nossas pessoas”, comentou Paula. 

 

BRT e ciclovias

Um dos exemplos dessa mudança é a implantação do Metrobus, sistema de BRT que tem 50,5 km de extensão e cinco corredores. Em 2015, o projeto foi um dos cinco finalistas na categoria Transporte do prêmio internacional C40, deixando a cidade entre as 94 selecionadas no mundo.

 

Metrobus na Av. 9 de Julio, em Buenos Aires. Foto: Governo de BUE/Divulgação

 

Somente na Av. 9 de Julio, são 3 km de extensão que atendem a cerca de 255 mil passageiros diariamente. A redução é de até 50% no tempo das viagens. Com a iluminação e a presença policial no local, segundo pesquisa de satisfação, 67% da população se sente mais segura ao caminhar pelas ruas laterais da avenida.

 

Além disso, o governo investiu na melhor utilização do espaço público e no incentivo ao transporte não motorizado – em cinco anos, foram construídos 155 Km de ciclovias na cidade. O desafio de Buenos Aires é integrar este plano à Região Metropolitana. Todos os dias, 2.950.000 pessoas ingressam na cidade, sendo 55% em transporte público e 45% em transporte individual.

 

 

Paula Bisiau, diretora de Mobilidade Sustentável de B. Aires. Foto: Aloha Boeck/WRI Brasil 

 

Durante essa sua estada no Brasil, conversamos mais com Paula sobre o plano de mobilidade urbana sustentável de Buenos Aires. Confira:

 

Qual a motivação para a construção de um projeto como esse?

A principal motivação é poder transformar e melhorar a vida das pessoas. A verdade é que isso é o que nos move todos os dias a seguir trabalhando cada vez mais, tendo ideias inovadoras e para poder fazer as coisas de maneira efetiva e rápida. 

 

Buenos Aires é uma cidade muito turística. Como os visitantes são impactados pelo plano?

Também melhora muito para os turistas, não somente pelo transporte público, que também é uma facilidade, mas porque trabalhamos muito no desenho e nas melhoras do entorno urbano do transporte público. Temos mais informação, mais iluminação e menos acidentes viários, que para o turista também é muito bom. Além disso, estamos fazendo um Plano de Cidade Legível, que é um plano para que se tenha informação de todos os meios de transporte, que chamamos de informação intermodal, e queremos que ele seja legível universalmente, seja por moradores, turistas, de onde quer que venha.

 

Qual a perspectiva para os próximos anos, após a eleição de Mauricio Macri como novo presidente da Argentina?

A perspectiva é poder trabalhar na área metropolitana, com a Agência Metropolitana de Transporte, para melhorar a mobilidade de todas as pessoas, que não somente vivem, mas se movem pela cidade de Buenos Aires, e, no nível nacional, poder melhorar as rotas e todos os tipos de transporte que precisam estar mais efetivos. Estamos trabalhando fortemente para isso e acredito que nos próximos quatro anos teremos grandes mudanças e melhoras para os argentinos e para todos os turistas que possar vir nos visitar.

 

Leia também:

Cidades gigantes, desafios gigantes 

Quando a rua é nossa

Bicicleta ganha espaço nas ruas da América Latina 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário