Projeto para instalação de bicicletários em escolas é aprovado em Manaus

Proposta, que segue para apreciação na plenária da Câmara, prevê ainda que escolas promovam atividades para inserir a bicicleta no cotidiano do aluno e das famílias

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: A Crítica  |  Postado em: 03 de março de 2016

Escolas deverão ter bicicletários e promover ativi

Escolas deverão ter bicicletários e promover atividades

créditos: Divulgação

 

O Projeto de Lei n.357/2015 que prevê a instalação de bicicletários nas dependências de novas escolas públicas e privadas da cidade de Manaus foi aprovado na manhã desta quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM). A propositura é de autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), e seguirá para apreciação em sessão plenária.

 

De acordo com o PL, os bicicletários serão destinados a comportar somente bicicletas convencionais, e caberá ao ciclista ter o seu próprio cadeado ou cabo/corrente para prender a bicicleta ao suporte. 

 

Segundo a parlamentar, a proposta visa incentivar mais ainda o uso das bicicletas como um meio de transporte sustentável. "O uso da bicicleta não exige gastos com combustível ou passagem e ainda contribui para maior fluidez no trânsito, e proporcionar  um lugar seguro para o estacionamento das bicicletas nas escolas é uma maneira de incentivar alunos a praticar o ciclismo", destaca Ruiz, acrescentando que, evidentemente, aos pais caberá sempre avaliar as condições para que o aluno chegue com segurança até à escola.

 

O PL destaca ainda, que as escolas devem promover atividades que insiram a bicicleta no cotidiano do aluno e da família visando melhor qualidade de vida.

 

A vereadora esclarece que há demanda para a instalação dos bicicletários em escolas. “Venho acompanhando nos noticiários o crescimento nas vendas de bicicletas, e essa questão aumenta a procura por locais que tenham condições de acomodar o veículo (bicicleta) de forma segura. E cabe a nós como parlamentares criar iniciativas que fomentem de forma consciente o uso da bicicleta como meio de transporte”, ressalta Ruiz.

 

Aumento nas vendas

O aumento da prática de ciclismo na capital amazonense fez com que as vendas de bicicletas e  acessórios registrasse alta de 10% a 15% em 2014 em comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo a entidade, a Região Sudeste lidera as vendas, com 44%, seguida da Nordeste, com 26%, e Sul, com 14%. As regiões Centro-Oeste e Norte empatam com 8% cada.

 

Leia também:

Aumenta o uso da bicicleta como transporte no Brasil 

Plano de Mobilidade Urbana começa a ser avaliado em Manaus 

Produção de bicicletas apresenta crescimento de 12,79% em Manaus

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário